Registo
Foto Cão espancado em Castelo Branco

Os maus-tratos aos animais em Portugal continuam a fazer-se notar. Esta segunda-feira à tarde, dia 4 de Novembro, uma senhora presenciou o ataque brutal de um homem a um cão. O caso está a ser investigado pela GNR de Castelo Branco, mas o responsável pelo crime continua à solta.

A situação ocorreu em Maxiais no concelho de Castelo Branco e, segundo a senhora que assistiu de longe ao acontecimento, o homem atingiu várias vezes a cabeça do animal com um pau, possivelmente com o intuito de o matar. Ao aperceber-se da situação, esta chamou a GNR e, quando se aproximou do local, o homem fugiu.

O cão, de raça Labrador Retriever, foi recolhido no local pela GNR e pelo veterinário Municipal e está agora ao abrigo da Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante (APAAE) de Castelo Branco.

Chegada à APAAE.

O animal, apelidado de Herói, tinha a cabeça e o focinho muito inchados, mas apesar do maus-tratos, “abana sempre a cauda quando qualquer pessoa se aproxima e pedindo festas”, afirma a APAAE.

Após o segundo dia no abrigo, o Herói já se levanta e o inchaço está um pouco menor, no entanto, o trauma do olho esquerdo ainda é evidente e não se sabe se ficará cego.

 

 

6 de Novembro: em recuperação.

O Herói não possui identificação electrónica e pelo facto de ser considerada uma raça com natureza muito dócil, as suspeitas do crime recaem sobre o próprio dono.

Infelizmente, o rosto do homem responsável pelo crime não conseguiu ser identificado. A Associação espera que o medo das pessoas que possam ter alguma informação sobre o suspeito não impeça a sua identificação.

Estas situações continuam a impressionar a população e as exigências para o cumprimento da lei faz-se sentir cada vez mais. A GNR está em cima do caso bem como a associação que resgatou o animal. A população espera que a lei se faça sentir.

Infelizmente a populariade do Labrador Retriever faz com que a criação destes animais seja para lá do comum, originando a criação desmedida e irresponsável dos exemplares não só por parte de alguns “criadores” como também por parte de particulares (muitas vezes inconscientemente). Quando se vende ou se dá um animal é fundamental conhecer o perfil dos futuros donos e ir acompanhando a vida dos animais para que não se estejam a apoiar indirectamente histórias infelizes como a do Herói.

Fonte: FB APAAE

Notícia actualizada às 20h54, 6 de Novembro 2013.