Registo

GrupoGrupo 6 - Sabujos e afins

Secção do grupoSecção 1 - Cães de rasto

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCaçar de coelhos e lebres

Características principaisCalmo e amigável

TamanhoPequeno, Médio

Peso18 - 27 kg

Altura33 - 38 cm

PelagemCurta

Esperança média de vida12 anos

Nivel energéticoBaixo

Nível de brincadeiraBaixo

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemBaixo

Foto Basset Hound

Sabia que

O Basset Hound é a imagem da marca de roupa Hush Puppies.

Ninguém diria, mas o Basset Hound pode pesar quase tanto como um Labrador Retriever! É verdade, ele pode ter sido apelidado de baixo (Basset deriva da palavra “bas”, que significa “baixo” em francês), mas possui uma ossatura muito robusta e poderosa, o que lhe confere grande resistência para a actividade para o qual foi seleccionado: caça à lebre. E claro que não é a sua velocidade que o distingue na caça, mas sim o seu faro notável com o auxílio das orelhas  compridas– o que lhes vale muitas vezes a alcunha de Dumbo. Estas arrastam-se pelo solo impregnando os cheiros e ajudando o Basset  a seguir melhor a pista. É este instinto de farejador que faz com que o Basset tenha tendência para vaguear e, por isso, sempre que o levar a passear tenha cuidado para que ele não desapareça.

Se por um lado é um caçador, por outro lado o Basset tornou-se conhecido muito pela sua simpatia e personalidade meiga e, hoje em dia, é principalmente um cão de companhia. São cães que se adaptam bem à vida em apartamento demonstrando uma atitude pachorrenta: passam o dia a dormir, levantam-se apenas para comer e para dar uma volta à casa e voltam de seguida para a cama. São sociáveis com outros animais e muito tolerantes com as crianças, aturando todas as suas travessuras. Para o Basset não existem estranhos, aos seus olhos qualquer pessoa é um amigo. Mesmo atacado, o Basset não tem tendência para reagir, ao invés foge e esconde-se.  O Basset não gosta mesmo de confusões!

Apesar de calmo e simpático, os conhecedores de Basset definem-no com um cão obstinado, ou seja,  não são muito fáceis de treinar. Por isso mesmo, é preciso ter tempo, paciência e persistência para o treinar... será que tem tudo isto?

O Basset é um cão de poucas exigências, bastando ter uma cama e o seu dono por perto para ser feliz. Agora se tem por hábito viajar muito ou trabalhar demais, passando muitas horas fora de casa, então reconsidere adquirir um Basset Hound. Os Basset não são animais de fundo de quintal, são animais de matilha que não gostam de estar sozinhos e caso o estejam uivarão em forma de desespero. Por isso, pense também nos seus vizinhos.

Outro aspecto que vale a pena mencionar é o grande apetite dos Bassets. Associado à sua atitude passiva, o Basset tem tendência para engordar, por isso convém adoptar uma alimentação equilibrada e nunca encher demais a sua tigela. Se o seu Basset tem peso a mais, então convide-o para uma caminhada diária. Se achar que talvez seja mais divertido uma corrida, então, o Basset é capaz de não concordar consigo.

E se neste momento está a pensar adquirir um Basset Hound saiba também que este é um cão que precisa de alguma manutenção. Há que destacar as orelhas. Estas muitas vezes servem de vassoura e exigem cuidados semanais. Está disposto a ter esse cuidado?