Registo

GrupoGrupo 10 - Galgos

Secção do grupoSecção 3 - Cães com pêlo curto

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCão de corrida

Características principaisEquilibrado e afectuoso

TamanhoMédio

Altura44 - 51 cm

PelagemCurta

Esperança média de vida15 anos

Nivel energéticoMédio

Nível de brincadeiraMédio

Nível de afectoElevado

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesBaixo

Cuidados com a pelagemBaixo

Foto Whippet

Se pensa que os Whippets são cães magrinhos e frágeis, não podia estar mais enganado! Estes cães são atléticos, versáteis e resistentes. Como qualquer galgo, adoram correr atrás de presas – quer seja uma lebre no campo quer mesmo um gato na cidade. De facto, especialistas da raça afirmam com orgulho que eles são capazes de atingir até 60 km/h. Mas o Whippet tanto pode atingir velocidades alucinantes como é capaz de passar horas deitado a disfrutar da companhia dos seus donos.

É o seu temperamento afectuoso, tranquilo e doce que faz com que o Whippet seja, para além de um corredor de sprint, um óptimo cão de companhia. Adora estar com o seu dono, tendo mesmo ganho a alcunha de cão Velcro. A sua carência e dependência fazem com que tenha tendência para a sofrer de ansiedade de separação. No entanto, por ser muito sociável aprecia ter companhia de outros cães, especialmente cães da mesma raça, o que pode ser uma boa distracção em momentos de solidão. Assim, caso seja uma pessoa cheia de compromissos que vive sempre fora de casa, é melhor escolher outra raça ou animal de estimação. Que tal um peixe?

Apesar de adorar estar tranquilamente em casa na companhia do seu dono, o Whippet não foi feito para ficar enrolado no sofá, pelo contrário: é capaz de aguentar todo o exercício que lhe poder dar. O Whippet adora alongar as suas pernas; por isso, qualquer actividade o vai agradar. Mas ainda que se contente com um mero passeio, o mais divertido para o Whippet é mesmo a corrida, por isso não se lembre de lhe tirar a trela no meio da cidade pois poderá ser perigoso quer para ele quer para as outras pessoas (ex: atropelamento). Procure campos vedados onde ele possa correr livremente. Outras alternativas poderão ser desportos como Flyball ou até mesmo uma simples corrida na praia. Na praia, deve certificar-se que este corre na areia dura da maré baixa para evitar colisões e claro, se for inverno, nunca se esqueça de lhe dar uma protecção térmica – os Whippets são muito sensíveis a temperaturas extremas.

O seu treino é relativamente fácil, mas ainda assim é importante dar-lhe uma educação consistente e sociabilizá-lo para que possa saber quais as regras da casa e como lidar nas mais variadas situações. Apesar do Whippet gostar de crianças, por ser muito sensível não tolera as suas traquinices de puxar as orelhas ou cauda. Por isso, certifique-se que estas sabem respeitar um cão antes de serem apresentados. E não esquecer: devido também à sua sensibilidade, nunca recorra à força ou inclua qualquer tipo de agressividade no seu treino – isto só regredirá a sua aprendizagem.

O seu porte médio, a sua pelagem curta, a sua delicadeza e o facto de não ladrar sem motivo, faz dele um óptimo cão de apartamento. No entanto, ele só será completamente feliz se poder correr e gastar assim as suas energias.

A raça Whippet é uma das muitas que está associada à polémica de utilização de cães exclusivamente para corrida e o seu sacrifício após a sua aposentação. Mas felizmente, já alguns cães são resgatados por organizações que se preocupam em reintegrá-los na sociedade. 

Futuro dono: tenha cuidado porque quem tem um Whippet, nunca se fica só por um.