Registo

Aparência Geral

Construção forte; bem profundo no peito e nas últimas costelas; dorso nivelado e posteriores poderosos com pernas musculadas, exibindo uma grande combinação de força e acção.

Cabeça

A distância do occipital para os olhos é um pouco maior do que o comprimento do chanfro. A cabeça é revestida por uma pelagem densa e portada de maneira a formar um ângulo recto ou agudo em relação ao eixo do pescoço. A cabeça não deve ser portada na extensão do mesmo.

Crânio

Ligeiramente abóbadado; quando visto pela frente, apresenta um contorno suave. Existe um ligeiro afilamento do crânio desde as orelhas até aos olhos.

Stop

Marcado, formado pelas arcadas superciliares pesadas e ossudas, situadas imediatamente acima dos olhos e com uma ligeira depressão entre estes.

Trufa

Preta e bastante grande, de contorno suave com o restante focinho. Trufa não deve ser projectado para a frente.

Chanfro

Estreitando gradualmente dos olhos para a trufa; não côncavo, nem caindo bruscamente abaixo dos olhos, onde é bem cheio.

Maxilas e dentes

Maxilas fortes e niveladas. Espaçamento largo entre os caninos, de modo a garantir a expressão marota exigida. Dentes grandes para o tamanho do cão, com mordedura em tesoura, ou seja, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e estão inseridos ortogonalmente aos maxilares.

Olhos

Bem separados, de tamanho médio, não salientes, o mais escuros possível e inseridos sob as espessas sobrancelhas, dando ao cão uma expressão penetrante e inteligente. Olhos claros são altamente indesejáveis.

Orelhas

Pequenas, erectas e portadas firmemente, terminando pontiagudas;  nem muito afastadas, nem muito próximas. Pelagem curta e lisa (aveludada) e não deve ser aparado. Livre de qualquer franja no topo. As orelhas redondas nas pontas, largas, grandes, grossas ou muito peludas são indesejáveis.

Pescoço

Suficientemente longo para permitir o porte correcto da cabeça; musculado e tornando-se gradualmente mais espesso para a base, permitindo que o pescoço se funda até aos ombros bem inclinados.

Tronco

Compacto.

Dorso

Recto.

Lombo / Rim

Largo e forte.

Peito

Profundo e com costelas bem arqueadas na metade superior, apresentando um aspecto lateral um pouco plano. Costelas traseiras de profundidade considerável e a distância da última costela à garupa é tão curta, quanto compatível com a livre movimentação do corpo.

Cauda

Entre 13 a 15 cm de comprimento, coberta com pêlos duros, sem franjas, o mais recta possível, portada alegremente, sem ser empinada ou curvada sobre o dorso. A cauda longa é indesejável e, em nenhum caso, pode ser cortada.

Membros Anteriores

Cotovelos

Bem para trás, permitindo que as patas dianteiras se movam livre e paralelamente ao eixo do corpo.

Ombros

Inclinados para trás. As espáduas são largas e bem juntas às paredes da caixa torácica. A articulação do ombro deve estar à frente.

Antebraços

Curtos e musculados, rectos e densamente cobertos com pelagem curta e dura.

Mãos

Maiores que os pés, redondas, proporcionais em tamanho, fortes, densamente preenchidas e cobertas com pelagem curta e dura. A superfície das almofadas e todas as unhas devem ser, de preferência, pretas.

Membros Posteriores

Fortes, musculados e largos, visto de cima. Pernas curtas, musculadas e duras.

Coxas

Muito musculadas e não muito afastadas.

Joelhos

Bem angulados.

Jarretes

Bem angulados e bem posicionados sob o corpo de forma a estarem bastante próximos um do outro, quando o cão está parado em posição "stay"  ou em movimento. Jarretes rectos ou fracos são indesejáveis.

Pés

Menores que as mãos e densamente acolchoados, redondos, de tamanho proporcional, fortes, densamente preenchidos e cobertos com pelagem curta e dura. A superfície das almofadas e todas as unhas devem ser, de preferência, pretas.

Movimento

Livre, recto e fluente, visto de todos os lados. As patas dianteiras trabalham livremente estendidas para a frente, desde os ombro. Nos posteriores, o movimento é livre, forte e compacto. Os joelhos e os jarretes são bem flexionados e os jarretes trabalham sob o corpo garantindo um boa propulsão. Movimento traseiro rígido ou afectado e jarretes de vaca são altamente indesejáveis.

Pelagem

Pêlo

Pelagem dupla. Revestimento exterior consiste em pêlos duros com cerca de 5 cm de comprimento, sem ser ondulado. O subpêlo é curto, macio e fechado. Pelagem aberta é indesejável.

Cores

Branca.

Pele

Livre de problemas de pele óbvios.

Dimensões

Altura ao garrote

Aproximadamente 28 cm.

Comportamento

Pequeno, activo, teimoso, com muita auto-estima e aparência marota. Alerta, alegre, corajoso, independente, mas amigável.

Faltas

Qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como um defeito que será penalizado em função da sua gravidade e das suas consequências na saúde e bem-estar do cão.

Faltas eliminatórias

  • Agressividade ou timidez excessiva.
  • Qualquer cão que apresentar anomalia física ou comportamental deve ser desqualificado.

Outros

Utilização

Terrier

Provas de Trabalho

Não

Nota

Os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal, bem descidos na bolsa escrotal.

Número do estalão 85

Data de publicação do estalão de origem em vigor 13 Outubro 2010

Data da última revisão Doglink 8 Março 2013

Traduzido por Doglink

Fonte Fédération Cynologique Internationale