Registo

GrupoGrupo 3 - Terriers

Secção do grupoSecção 2 - Terriers de pequeno porte

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCaçar ratos

Características principaisActivo e teimoso

TamanhoPequeno

Peso7 - 10 kg

Altura+/- 28 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida14 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoElevado

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemElevado

6 cachorros e 1 gato
Foto West Highland White Terrier

Sabia que

O West Highland White Terrier foi seleccionado e apurado a partir de Scottish Terriers brancos? Antigamente, os cães brancos eram considerados mais fracos e abatidos. O facto dessa cor ser inconfundível com outros animais presentes na caça, despertou o interesse de vários caçadores que outrora já haviam alvejado os seus cães por engano. Sendo ele branco, nunca mais haveriam tais confusões!

West Highland White Terrier… O seu nome já diz bastante: é um Terrier, um cão de carácter destemido que não tem medo de chegar até às profundezas da terra para alcançar a sua presa (é verdade: Terrier vem do latim Terra); é “white”, ou seja, um cão de pelagem totalmente branca; e é originário da “West Highland”, a zona montanhosa escocesa onde os campos são áridos e os cães corajosos. Os Westies, como são carinhosamente apelidados pelos seus fãs, são cães bastante sociáveis, e considerados os mais alegres, optimistas e animados dos Terriers escoceses.

Apesar de ser pequeno e amoroso, o Westie é um cão bastante resistente que tem mais que fazer que apenas ficar sentado ao colo do seu dono. Devido aos seus elevados níveis de energia, este cão vive para escavar, correr e atacar pequenos animais que vivem na escuridão do solo, ou seja, as características de um caçador nato estam intrinsecamente gravadas nos Westies. Por isso, se este tipo de personalidade agitada, activa e curiosa não o seduz, lembre-se que não é possível moldá-la.

Os Westies precisam de bastante exercício e tempo de brincadeira, mas também treino apropriado para desenraizar os seus hábitos de ladrar e escavar. Os Westies são cães bem aptos a competir em provas de cães de terra (ainda que não implementadas em Portugal, são bem conhecidas lá fora), Agility, Obediência ou outros desportos caninos. Estas actividades estimulam a mente brilhante do Westie e canalizam a sua energia infindável, evitando que o seu jardim pareça um campo de obras e o que os seus vizinhos fiquem à beira da loucura com o seu ladrar.

A maioria dos Westies são malucos por bolas ou outros pequenos brinquedos, sendo possível entretê-los durante horas. Assim, os Westies poderão ser companheiros perfeitos para os mais pequenos. No entanto, este brincalhão não é um cão que tolere tratamentos brutos, por isso antes de começarem a brincar é bom que as crianças estejam conscientes disso. Relativamente ao convívio com outros animais, o Westie é geralmente sociável com cães que conhece e outros animais da família podendo ser um pouco conflituoso com animais desconhecidos ou de pequena dimensão.

A pelagem do West Highland White Terrier solta-se constantemente, no entanto isto pode ser minimizado com uma escovagem semanal e tosquias ocasionais. A maioria dos Westies de companhia são mantidos tosquiados, mas o ar profissional da raça requer desbastamento manual, um trabalho demorado que envolve a remoção de pêlos mortos com uma ferramenta especial.