Registo

Outros nomes da raçaAberdeen Terrier

GrupoGrupo 3 - Terriers

Secção do grupoSecção 2 - Terriers de pequeno porte

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCaça debaixo da terra

Características principaisIndependente e fiel

TamanhoPequeno

Peso8,5 - 10,5 kg

Altura25 - 28 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida13 anos

Nivel energéticoMédio

Nível de brincadeiraMédio

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemElevado

Carrossel
Foto Terrier Escocês

Sabia que

O Scottish Terrier é uma das raças mais antigas e primitivas. O Scottie pertence ao grupo dos cães que caçavam pequenos animais debaixo de terra, daí terem sido apelidados de Terriers.

“Ah, olha o Scottish Terrier! Era meu amuleto de sorte no jogo do Monopólio!” E o seu também?

O Terrier Escocês é um cão por vezes sério e até obstinado, vivo, inteligente... Com um carácter típico de terrier. Aos especialistas desta raça faltam palavras para o descrever mas na generalidade afirmam que: “todos os cães são bons, os terriers são melhores, mas o Scottie... É o melhor!”. Porém nem tudo será um mar de rosas, afinal de contas o “Die Hard”, como era conhecido noutros tempos, possui um temperamento corajoso e persistente, não sendo muito sociável com outros cães ou pequenos animais. No entanto, é muito devoto à sua família.

O Scottish Terrier adapta-se melhor a viver só com um adulto ou com um casal, não sendo a melhor escolha para famílias com crianças. O Scottish tem a teoria de como as coisas devem ser feitas e crianças barulhentas e imprevisíveis não se enquadram nos seus planos. Isto também se aplica a gatos ou outros animais pequenos, como por exemplo ratinhos ou coelhos. De facto, todo este temperamento vem da sua habilidade natural para perseguir e matar roedores, que o tornou famoso tanto para os camponeses como para a realeza da Escócia. Para além de ter sido considerado um excelente guarda e trabalhador árduo, as suas qualidades como cão de companhia não foram deixadas de lado. Hoje em dia, o seu instinto pode ainda revelar-se para com outros animais, mas uma coisa mantém-se: o Scottie só tem olhos para o seu dono.

Não sendo um cão fácil de treinar devido à sua teimosia, o Scottish Terrier tem muita energia e gosta de desafios, por isso canse-o fazendo desporto juntos. Poderá também participar em provas de terra para canalizar a sua necessidade de escavar e assim salvar os seus canteiros.

O Scottie é um cão de alta manutenção. Precisa de ser escovado regularmente para tirar o pêlo morto e deve ser tosquiado quase todos os meses. Claro que um Scottish Terrier de exposições necessita ainda de mais tempo, pois normalmente a tosquia é seguida da remoção manual dos pêlos mortos.

É importante relembrar mais uma vez, que o Scottish Terrier é extremamente devoto à sua família humana, por isso nem tente obrigá-lo a viver sozinho no quintal. Ele irá ladrar, escavar e sofrer, o que não será nem bom para ele nem para si.