Registo

Aparência Geral

Estatura média, linhas gerais harmoniosas, de aparência e movimento elegante.

Cabeça

Portada alta, longa e razoavelmente magra.

Crânio

Oval de orelha a orelha, mostrando a abundância de espaço para o cérebro; occipital protuberante e bem definido.

Stop

Bem definido.

Trufa

Cor preta ou chocolate, conforme a cor da pelagem. Narinas largas.

Chanfro

Moderadamente profundo e razoavelmente quadrado; o comprimento do stop à ponto da trufa deve ser igual ao comprimento do crânio, do occipital aos olhos.

Maxilas e Dentes

Mandíbulas fortes e de comprimento quase igual, com uma mordida perfeita, regular e completa em tesoura, isto é, dentes superiores recobrem os dentes inferiores e são inseridos ortogonalmente aos maxilares. Dentição completa desejável.

Olhos

Brilhantes, meigos e expressivos. Cor entre avelã e o castanho escuro, quanto mais escuro melhor. Nar cor chocolate "belton" apenas, olhos mais claros são aceites. Olhos ovais e não salientes.

Orelhas

De comprimento moderado, inserção baixa, e penduradas caídas em dobras nítidas rente às faces; ponta aveludada,  a parte superior é coberta de pêlos finos e sedosos.

Pescoço

Bastante longo, musculado e magro, ligeiramente arqueado na crista, e recortado quando se junta à cabeça; junto aos ombros maior e muito musculado; sem barbelas e com aparência elegante.

Tronco

Moderadamente comprido.

Dorso

Curto e nivelado.

Lombo / Rim

Largo, ligeiramente arqueado, forte e musculado.

Peito

Profundo no peito, boa profundidade e largo entre as espáduas. Costelas bem arredondadas, amplamente arqueadas e profundas nas costelas traseiras.

Cauda

Inserida praticamente em linha com o dorso, de comprimento médio, não chegando abaixo dos jarretes, sem ser encaracolada; ligeiramente curva mas sem tendência de virar para cima: bandeira ou franjas suspensas em longas mechas. As franjas começam ligeiramente abaixo da raiz e aumentam em comprimento para o meio, em seguida, diminuindo gradualmente em direcção à ponta, pêlos longos, brilhantes, macios e sedosos, ondulados, mas não encaracolados. A cauda é activa em movimento, portada não muito mais alta que a linha dorsal.

Membros Anteriores

Cotovelos

Bem baixos e rentes ao peito.

Ombros

Bem para trás e oblíquos.

Antebraços

Rectos e muito musculados com ossos arredondados.

Metacarpos

Curtos, fortes, redondos e rectos.

Mãos

Bem acolchoadas, apertadas, com dedos bem juntos e  arqueados protegidos por pêlos entre eles.

Membros Posteriores

Pernas bem musculadas incluindo as coxas. Longos, da garupa ao jarrete.

Coxas

Longas.

Joelhos

Bem angulados.

Jarretes

Inclinando nem para dentro nem para fora e bem descidos.

Pés

Bem acolchoados, apertados, com dedos bem juntos e  arqueados protegidos por pêlos entre eles.

Movimento

 Acção livre e graciosa, sugerindo velocidade e resistência. Livre circulação do jarrete mostrando uma poderosa propulsão traseira. Visto de trás do quadril, joelho e articulações do jarrete em linha. Cabeça naturalmente elevada.

Pelagem

Pêlo

Desde a nuca, alinhada com as orelhas, a pelagem é longa e sedosa, ligeiramente ondulada, sem ser encaracolada; junto aos membros anteriores e posteriores, cai, bem franjada. Nota da Comissão de Estalões: "BELTON" é um termo usualmente utilizado para a descrição da pelagem característica do seter inglês. Belton é uma vila em Northumberland. Este termo foi criado e divulgado pelo livro sobre o setter inglês escrito pelo Sr. Edward Lavarack, criador que exerceu preponderante influência no actual aspecto da raça.

Cores

Preto e branco (azul belton), laranja e branco (laranja belton), limão e branco (limão belton), chocolate e branco (chocolate belton) ou tricolor, azul belton e castanho ou chocolate belton e castanho,  sem manchas pesadas de cor no corpo, mas salpicado (belton) em todo o cropo é preferível.

Dimensões

Altura ao garrote nos machos

65 a 68 cm.

Altura ao garrote nas fêmeas

61 a 65 cm.

Comportamento

Muito activo, com um sentido de caça apurado. Muito amigável e de boa índole.

Faltas

Qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como um defeito que será penalizado em função da sua gravidade e das suas consequências na saúde e bem-estar do cão.

Faltas eliminatórias

  • Agressividade ou timidez excessiva.
  • Qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como um defeito que será penalizado em função da sua gravidade e das suas consequências na saúde e bem-estar do cão.

Resumo Histórico

Sem resumo histórico

Outros

Utilização

Cão de Parar.

Provas de Trabalho

Sim

Nota

Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos no escroto.

Número do estalão 2

Data de publicação do estalão de origem em vigor 28 Julho 2009

Data da última revisão Doglink 1 Março 2013

Traduzido por Doglink

Fonte Fédération Cynologique Internationale