Registo

GrupoGrupo 2 - Pinschers, Schnauzers, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suiços

Secção do grupoSecção 1.2 - Schnauzers

País de origemAlemanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCaçar ratos

Características principaisActivo e inteligente

TamanhoPequeno

Peso4 - 8 kg

Altura30 - 35 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida15 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoElevado

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesBaixo

Cuidados com a pelagemElevado

Foto Schnauzer Miniatura

Sabia que

O Schnauzer ganhou o seu nome devido aos pêlos tão característicos do seu focinho e que Schnauzer significa “bigode” em alemão coloquial.

De porte pequeno mas com uma grande personalidade e robustez, o Schnauzer Miniatura não só o acompanhará alegremente na sua corrida diária mas também ficará tranquilamente aos seus pés enquanto vê televisão. Ao contrário de muitas outras raças de porte pequeno, não tem por hábito ladrar estridentemente (se bem que ladra mais que os seus irmãos de maiores dimensões), é naturalmente sociável com outros animais e é um excelente cão de alerta com instinto territorial. Se procura todas estas qualidades num cão e tem tempo, disposição e paciência, então bem-vindo ao mundo do Schnauzer Miniatura!

O Schnauzer é um cão de família que adora cada momento e actividade que passa na companhia desta. Dá-se geralmente bem com crianças pois estas são uma potencial fonte de brincadeira, no entanto, precisa de se sentir respeitado por estas. Por outro lado, o Schnauzer é também capaz de se entreter sozinho, mas não se espante se, na maior parte das vezes, este for ao seu encontro com brinquedos – não está mais do que a desafiá-lo para a brincadeira.

O Schnauzer é muito esperto e sabe utilizar o seu carisma para conseguir o que quer. Por exemplo, ele é bastante comilão e com certeza que vai aproveitar a hora da refeição da família para fazer um “choradinho”. Não se deixe levar pelos seus olhos tristes, só irá dar início a uma nova tradição que se manterá até ao resto da sua vida. E mais, isto irá desregular a dieta do seu Schnauzer, podendo até originar problemas de maior ordem (obesidade). Não tenha medo de dizer “não” mas é importante que seja sempre consistente. Não é um cão dominante, pelo que não testará permanentemente os seus limites. Ele é, sim, um cão muito observador e, por isso, um “bom aluno” para qualquer treinador. Explique-lhe desde cedo as regras da casa, imponha-lhe limites e esteja certo que facilmente as cumprirá.

E se com a família é uma doçura com estranhos o cenário muda de figura. A sua postura é geralmente desconfiada e reservada, e mesmo se o apresentar aos seus amigos adoptará uma postura pacífica mas distante. No entanto, há raros casos de Schnauzers que fazem “uma festa” quando vêm estranhos, mas isto só acontece quando estes são muito carentes e foram muito sociabilizados. Têm tendência a serem excelentes cães de alerta com um bom instinto territorial, ou seja, ladram alertando o dono mas não tomam a iniciativa de atacar o intruso.

Activo e atlético, precisa de um dono que tenha tempo e disposição para fazer exercício diário com ele. Quando a altura do passeio se aproxima, o Schnauzer vai ficar muito entusiasmado. Mas cuidado, esta excitação pode resultar em fortes puxões de trela que devem ser imediatamente corrigidos – apesar de pequeno ele tem bastante força. Assim, se estava a considerar comprar um cão destes para fazer companhia aos seus avós, então é melhor optar por raças menos activas.

Se tudo no temperamento do Schnauzer o seduz, então fique também consciente dos cuidados que a sua pelagem exige – que não são poucos! Muitos dizem que eles não largam pêlo… O que não é inteiramente verdade. A sua pelagem é dura e cresce continuamente pelo que precisa de ser tosquiada. A tosquia pode ser feita com tesoura (stripping) ou à máquina. Caso queria participar com o seu Schnauzer em exposições de beleza deverá optar sempre pela primeira opção. Se mantiver a sua pelagem tosquiada e o escovar pelo menos 2 vezes por semana, a queda de pêlo será praticamente inexistente.