Registo

Outros nomes da raçaReh Pinscher

GrupoGrupo 2 - Pinschers, Schnauzers, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suiços

Secção do grupoSecção 1.1 - Pinschers

País de origemAlemanha

Data de origemXX

Primeira utilidadeCaçar ratos

Características principaisActivo e alerta

TamanhoPequeno

Peso4 - 6 kg

Altura25 - 30 cm

PelagemCurta

Esperança média de vida14 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioBaixo

Experiência do dono com cãesBaixo

Cuidados com a pelagemBaixo

Foto Pinscher Miniatura

Sabia que

O Pinscher Miniatura é uma raça bastante antiga e serviu de inspiração para criar a raça Dobermann, e não o contrário como muitos tendem a assumir.

O seu tamanho ideal para apartamento, fez com que se tornasse tanto ou mais conhecido quanto o seu compatriota Dobermann. Mas apesar de ser visto maioritariamente como cão de companhia, o Pinscher Miniatura, ou somente Pinscher como é conhecido, não é um cão de “malinha”. O Pinscher está inserido no grupo 2 e, como tal, partilha muitas características com os cães deste grupo: é duro, destemido, activo e atlético. Ou seja, antes de levar um Pinscher para sua casa, tenha consciência que não está a levar para casa um Chihuahua de porte pequeno, mas sim um cão activo, robusto e sempre pronto a fazer exercício.

Conhecido do outro lado do oceano como o “Rei dos cães pequenos”, o Pinscher deve aprender desde cedo a não ser o “Rei da casa”. Saber passear à trela, vir à ordem do dono e ficar no seu cantinho na altura das refeições são as lições mais importantes. A personalidade forte do Pinscher tem um lado de teimoso. Assim, é importante que enquanto líder lhe dê uma educação firme e consistente para que ele saiba o seu lugar na hierarquia. Claro que “firme” não significa recorrer a brutalidade, longe disso! O Pinscher, como qualquer cão, precisa de se sentir querido e respeitado e, por isso, a melhor forma de o educar é recorrendo a métodos de reforço positivo. E não seja daqueles donos que não consegue resistir ao ar adorável do seu Pinscher – lembre-se que o carinho não se demonstra através do consentimento.

A atitude dominante do Pinscher revela-se também no convívio com outros cães. Assim, se quer ter a certeza que este tenha uma boa relação com os cães da vizinhança ou com os cães dos seus amigos, é necessário sociabilizá-lo desde cedo. O Pinscher tem também tendência a perseguir animais mais pequenos com determinação, por isso: cuidado com os passeios! Nunca o solte em locais não vedados, pois antes que consiga reagir já o terá perdido de vista. A agilidade, rapidez e curiosidade do Pinscher fazem com que precise de um dono que tenha tempo e disponibilidade para lhe proporcionar exercício diário. Inclua o seu Pinscher nos passeios de fim-de-semana da família, em longas caminhadas ou até mesmo em desportos como Agility.

O Pinscher reserva todo o seu carinho para a sua família estando sempre um bocadinho de “pé atrás” quando lida com pessoas que não conhece. Esta desconfiança juntamente com um instinto de alerta permanente e uma coragem que vai além do seu tamanho, faz do Pinscher um bom cão de guarda. O Pinscher tem tendência a ladrar, seja como sinal de alerta como sinal de alegria por isso, se vive num apartamento certifique-se que os seus vizinhos não serão incomodados.

Mas apesar da sua dureza, o Pinscher não é um cão que tolera as brincadeiras mais atrevidas das crianças mais novas, devendo ser sempre tratado com cuidado. Assim, supervisione estas brincadeiras e eduque desde cedo os seus filhos. No entanto, é uma óptima companhia para crianças mais velhas que o saibam respeitar.

Como os outros cães pequenos, um Pinscher Miniatura saudável pode viver até aos 15 anos ou mais, por isso, certifique-se que ele se enquadra no seu futuro.