Registo

GrupoGrupo 3 - Terriers

Secção do grupoSecção 2 - Terriers de pequeno porte

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCaça-perseguir e entrar nas tocas

Características principaisActivo e amigável

TamanhoPequeno

Peso5 - 6 kg

Altura25 - 30 cm

PelagemCurta

Esperança média de vida16 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoElevado

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesBaixo

Cuidados com a pelagemBaixo, Médio

Foto Jack Russel Terrier

Sabia que

O Parson Russell Terrier e o Jack Russell Terrier foram ambos seleccionados a partir do Fox Terrier e apurados para perseguir raposas, sem as matar. Mas o Parson Russell tem pernas mais compridas pois destina-se à caça com cavalo, desporto praticado pelo Reverendo Parson, o pai das raças Russell Terrier. O Referendo Parson (que é também um dos fundadores do Clube de Canicultura Inglês) em 65 anos de criação nunca expôs os seus exemplares num ring.

Não interessa o quanto se divertiu ao ver o Max (Milo, no filme “A máscara”) ou o quanto se apaixonou pelo Enzo (Skip, no filme “Skip um Amigo Especial”), o facto é que o Jack Russell não é quase de certeza o cão ideal para si. Não por ser um mau cão, longe disso! Mas porque foi criado para ter um trabalho activo e é o que eles adoram a fazer. Se tiver em mente um trabalho para ele que o faça puxar os seus limites e que comprometa completamente a sua atenção, então talvez você seja uma dessas raras pessoas que é indicada para ter um Jack Russell.

Se se estiver a perguntar porque é que o seu Jack Russell não é tão bem comportado quanto o Max ou o Enzo, a resposta é que estes cães têm treinadores a tempo inteiro que os mantêm na linha. Para ser mais concreto, estes cães têm um trabalho a tempo inteiro, que é exactamente o que o Jack Russell quer e precisa. O seu desejo infinito de escavar, ladrar e investigar não pode nem deve ser abafado, mas sim celebrado por alguém que ama estas características. É importante dizer que se o Jack Russell não encontrar desafios, então ele será o primeiro a criar um.

A característica mais notável do Jack Russell é sem sombra de dúvida a sua motivação para fazer escavações, algo que está profundamente implementado nesta raça. Ele irá escavar o seu jardim ou fazer algo semelhante na sua sala com a mesma determinação que o faria se estivesse à procura de um animal numa quinta no Alentejo. Por isso lembre-se que, um Jack Russell que escava não tem um problema comportamental. Muito pelo contrário, ele tem o carácter da raça.

Um dono dedicado pode canalizar este entusiasmo em actividades de caça, mas se os seus interesses são outros, participe com o seu Jack Russell noutros eventos caninos como provas de cães de terra, Agility, corridas, caminhadas, etc... consulte o nosso calendário de eventos.

O Jack Russell precisa de uma educação firme, justa e consistente desde tenra idade para que consiga entender as barreiras necessárias para viver com humanos. Desde que ele possa fazer bastante exercício e receber suficientes estímulos para a sua mente rápida, então o Jack Russell será perfeitamente capaz de distinguir entre os espaços ao ar livre e o sofá lá de casa.