Registo

GrupoGrupo 3 - Terriers

Secção do grupoSecção 1 - Terriers de médio e grande porte

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCaçar raposas

Características principaisAtento e amigável

TamanhoMédio

Peso7 - 8 kg

Altura< 39 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida13 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemElevado

Foto Fox Terrier de pêlo cerdoso

Sabia que

Vários autores sugerem que o Fox Terrier de pêlo cerdoso precedeu o Fox Terrier de pêlo liso. Esta raça herdou o seu nome pois era utilizada para a caça à raposa (Fox) e o seu carácter destemido, sem nunca ter medo de entrar em buracos até alcançar a presa valeu-lhe o nome Terrier que vem do latim “terra”.

O Fox Terrier é um cão extrovertido, curioso e activo com um temperamento despreocupado. Possui um desejoso infindável para escavar, ladrar e investigar. É isso mesmo que os Terriers fazem e eles são bastante bons nessas tarefas. Se pensa que este comportamento o pode conduzir à loucura, então o Fox Terrier não é cão para si. Mas se você próprio tem excesso de energia e curiosidade então continue a ler.

Outrora o Fox Terrier foi um cão de trabalho, correndo com os cavalos e os caçadores, perseguindo a bicharada e bloqueando raposas. Hoje em dia, os seus instintos não se perderam e por isso, caso seja uma pessoa dedicada, pode canalizar o entusiasmo da raça em provas de caça ou provas de terra, mas se os seus interesses são outros, não se preocupe que o Fox Terrier ir-se-á destacar com a mesma dedicação. Adora caminhadas e pode ser um cão excelente para Agility ou Obediência. Podem-se encontrar ainda Fox Terriers a trabalhar como cães de salvamento, a detectar drogas, a assistir pessoas com deficiências... Veja-se o exemplo do Milu em “As aventuras de Tim Tim”. Fora de brincadeiras, o Fox Terrier pode não ser cão para todas as pessoas devido às suas maneiras activas, mas se gosta de um cão ocupado e destemido, que facilmente se enquadra na vida citadina assim como na campestre, então este poderá ser um companheiro perfeito.

O Fox Terrier precisa de uma educação firme, justa e consistente desde tenra idade para que consiga entender as barreiras necessárias para viver com humanos. Desde que ele possa fazer bastante exercício e receber suficientes estímulos para a sua mente rápida, então o Fox Terrier será perfeitamente capaz de diferenciar entre os espaços ao ar livre e o sofá lá de casa –  claro que isto só resultará se tiver tempo e paciência para o educar.

Embora sejam activos e alegres companheiros de brincadeira para crianças, os Fox Terriers são um pouco indisciplinados no que toca a receber comandos de uma criança. Geralmente dão-se bem com cães do seu tamanho ou maiores, no entanto os cães miniatura e gatos despertam o seu lado predatório.

Quando o Fox Terrier não está a apreciar a paisagem do seu quintal, a perseguir o gato da vizinha ou a alertar que alguém está a passar pela casa, é provável que este esteja a brincar com o seu brinquedo preferido ou o esteja a entreter fazendo alguns truques. Depois, cansado de todas as actividades, aninhar-se-á a si no sofá enquanto vê televisão e no fim do dia o seu sonho é ir dormir consigo.

É importante ainda dizer que o Fox Terrier é um cão que só consegue viver rodeado de pessoas, por isso qualquer cão desta raça que seja renegado a um quintal com pouca ou nenhuma companhia humana será um cão infeliz.