Registo

GrupoGrupo 8 - Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água

Secção do grupoSecção 1 - Cães Cobradores de caça

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCobrador de aves de caça

Características principaisAmigável e amável

TamanhoGrande

Peso25 - 36 kg

Altura56,5 - 61,5 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida12 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoElevado

Exercício necessárioElevado

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemMédio

Foto Flat Coated Retriever

Sabia que

A alcunha do Flat Coated Retriever é Peter Pan. O seu temperamento jovial durante toda a sua vida rendeu-lhe tal alcunha.

Não é um Golden Retriever de pêlo preto, nem um Labrador Retriever preto de pêlo comprido; o Flat-Coated Retriever é uma raça com uma morfologia e temperamento distintos. Sem ser especialmente calmo ou dócil, o Flat Coated Retriever é caracterizado sobretudo por ter muita energia e ser bastante exuberante, o que o faz distinguir tanto nos campos de caça como nos ringues de beleza. E se por um lado, a falta de popularidade da raça contribuiu para o baixo número de exemplares existente, também ajudou a preservar tanto a sua aptidão para a caça como a sua morfologia e temperamento.

O Flat Coated é activo e atlético e, por isso, precisa de um dono que lhe possa dar bastante exercício para o estimular tanto fisicamente como mentalmente. Dê-lhe a possibilidade de nadar e cobrar caça ou até outros objectos para variar. Ao contrário do Labrador que faz a mesma tarefa vezes sem conta nunca perdendo a motivação, o Flat Coated aborrece-se com exercícios repetitivos por isso qualquer variação é bem-vinda. Se não é fã de caça e não tem possibilidade de o levar para nadar, pode inscrever o seu Flat Coated numa escola canina para a prática de Agility ou Obediência, não só irá ser óptimo para gastar a sua energia como lhe dará oportunidade de fazer exercícios diferentes. Mas se não é adepto de desporto e o máximo que pensa dar ao seu Flat Coat são exercícios de “ir buscar a bola” ou dar a volta ao quarteirão, então pode estar certo que as energias do seu cão vão ser canalizadas na mobília lá de casa ou nos canteiros do seu jardim – querendo com isto dizer: escolha outra raça.

O Flat Coated partilha a boa disposição, a alegria e o amor pelas crianças tão típicos dos Retrievers. Mas atenção, este “eterno cachorro”, não tem noção da sua própria força, e pode inadvertidamente magoar uma criança mais pequena – a supervisão é importante para crianças e animais de estimação menores. Também adora pessoas mas é especialmente apegado à sua família, podendo mesmo desenvolver problemas comportamentais se não lhe for dada atenção suficiente ou se for obrigado a viver num canil. E ao contrário dos seus irmãos que reconhecem qualquer estranho como se de velhos amigos se tratassem, a atitude do Flat-Coated é ligeiramente diferente: quando vê ao longe estranhos ladra fervorosamente com ladridos graves e potentes para denunciar a sua presença. Isto faz dele um bom cão de alerta, mas claro que quando o estranho se aproxima o máximo que acontece é levar uma lambidela e alguns empurrões, tal será a sua excitação por receber o novo “amigo”.

Quanto à sua pelagem não exige grandes cuidados, a não ser que queira participar em exposições de beleza. Neste caso, terá que fazer um pequeno desbaste, mas nada que envolva uma maquina de rapar! Caso contrário, uma boa passagem de escova macia por semana será suficiente para manter o seu pêlo brilhante e sedoso.