Registo

Outros nomes da raçaDobermann Pinscher

GrupoGrupo 2 - Pinschers, Schnauzers, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suiços

Secção do grupoSecção 1.1 - Pinschers

País de origemAlemanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeGuarda

Características principaisDestemido e vigilante

TamanhoGrande

Peso32 - 45 kg

Altura63 - 72 cm

PelagemCurta

Esperança média de vida14 anos

Nivel energéticoMédio

Nível de brincadeiraMédio

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioElevado

Experiência do dono com cãesElevado

Cuidados com a pelagemBaixo

Foto Dobermann

Tal como acontece hoje em dia com a fama dos American Pit Bull Terrier, nos anos 90 era a reputação do Dobermann que estava a ser posta em causa. Todos os mauzões de filmes tinham um Dobermann e todos os rebeldes do bairro queriam ter um, sem que compreendessem o temperamento destes cães. A grande procura da raça, fez com que muitas pessoas aproveitassem a oportunidade para fazer negócio criando não só cães completamente fora do estalão como donos impreparados e mal instruídos sobre a raça. Desenvolveram-se doenças fantasiosas para justificar os comportamentos indesejáveis e o estereótipo associado ao Dobermann parecia perpétuo. Ainda assim, os verdadeiros conhecedores e entendedores da raça empenharam-se para explicar os factos e uniram esforços para reeducar a população, através da sensibilização de donos no momento da compra e do acompanhamento dos cães ao longo da sua vida. Após a moda do Dobermann, só os verdadeiros amantes da raça é que se mantiveram.

O estalão define-o como “amigável e calmo” e “muito dedicado à família e adora crianças”. De facto, a devoção e adoração do Dobermann pela sua família é tal que o seu instinto de protecção e defesa não só da família como de tudo o que associa a esta (carro, casa, etc) é altíssimo. Tem, por isso, uma necessidade de viver perto dos que ama – seguindo o seu dono onde quer que este vá. Assim, se tem a ideia que um Dobermann pode viver num canil afastado da sua família, não podia estar mais enganado.

Mas para além de ser óptimo companheiro, o Dobermann é também um grande atleta, exigindo um dono activo que lhe possa dar treino e exercício necessário. Dentro das suas modalidades favoritas estão RCI e Mondioring, mas também é bom em pistagem na qual pode exibir as suas capacidades olfactivas e Agility que lhe permite expressar todo o seu dinamismo e vivacidade. No entanto, se tiver por hábito fazer jogging, o seu Dobermann também o irá acompanhará com agrado.

Fazer exercício é uma óptima forma de desenvolver hábitos de disciplina, no entanto é em casa que os deve ganhar. Como todos os cães, o Dobermann precisa de saber o seu lugar na hierarquia da sua família e de ter um líder que se saiba impor e manter como tal. Assim, faça um treino consistente recorrendo sempre a métodos positivos e nunca partindo para a agressão. Apesar da sua força, o Dobermann é um cão sensível que não suporta nem injustiças nem maus-tratos, podendo reagir mal – mas nunca sem razão.

Outro aspecto que deve ter em conta aquando na educação do seu Dobermann, mas que se aplica igualmente a todos os outros cães, é a sua sociabilização. O Dobermann pode exibir uma certa dominância em relação a outros cães, especialmente entre cães do mesmo sexo, por isso sociabilize-o desde cedo para evitar situações desagradáveis.

Lembre-se, também, que o bom temperamento do seu cão não depende só do treino e da sociabilização que lhe irá proporcionar, mas começa com a boa criação do mesmo. Assim, antes de adquirir o seu Dobermann, analise bem o pedigree dos reprodutores e escolha sempre um criador responsável. Para além de exames de saúde, muitos criadores avaliam a aptidão de um exemplar para criação a partir da prova de ZTP, que permite analisar o exemplar de um ponto de vista morfológico e comportamental – esta prova é obrigatória no seu país de origem para qualquer cão que se reproduza.