Registo

Aparência Geral

Cão pequeno, activo e gracioso; de ossatura média a fina; corpo suave sem pêlos, com pêlos somente na cabeça, patas e cauda; ou coberto por um véu de pêlos macios. Existem dois tipos distintos desta raça: o “tipo Deer”, vivaz e de ossatura fina e o “tipo Cobby”, de constituição e ossatura mais pesada.

Cabeça

Lisa, sem excesso de rugas. A distância da base do crânio ao stop é igual à distância do stop à ponta da trufa. A cabeça apresenta uma aparência graciosa com uma expressão alerta.

Crânio

Ligeiramente arredondado e alongado.

Stop

Ligeiramente pronunciado, mas não excessivo.

Trufa

Uma característica importante; estreita de acordo com o focinho; qualquer cor da trufa é aceitável.

Chanfro

Estreita-se ligeiramente, sem ser pontiagudo, seco e sem lábios pendentes.

Lábios

Aderentes e finos.

Maxilas e Dentes

Maxilas fortes, com uma mordedura perfeita e regular em tesoura, isto é, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e são inseridos ortogonalmente aos maxilares.

Faces

Bem esculpidas, magras e planas, estreitando até ao focinho.

Olhos

Tão escuros ao ponto de parecerem pretos. O branco da conjuntiva não deve estar visível ou, se estiver, dever estar apenas um pouco visível. De tamanho médio e amendoados. Inseridos bem separados.

Orelhas

De inserção baixa: o ponto mais alto da base da orelha está nivelado com a parte externa do olho. Grandes e erectas, com ou sem franjas, excepto na variedade Powder Puffs, onde as orelhas caídas são permitidas.

Pescoço

Magro, sem barbelas, longo e inclinando-se graciosamente para os ombros fortes. Quando em movimento, portado alto e levemente arqueado.

Tronco

De médio a longo, flexível.

Dorso

Plano.

Lombo

Firme.

Garupa

Bem arredondada e musculada.

Linha inferior e ventre

Ligeiramente esgalgada.

Peito

Largo e profundo, sem ter costelas em barril. O esterno não é proeminente. A caixa torácica estende-se até aos cotovelos.

Cauda

De inserção alta, portada para cima ou para fora quando em movimento. Longa e pontiaguda, razoavelmente recta, nem enrolada nem dobrada para nenhum lado, caindo naturalmente quando em repouso. Franjas longas e flutuantes, limitadas aos últimos dois terços (2/3) da cauda. Franjas pouco abundantes são aceitáveis.

Membros Anteriores

Pernas longas e finas, bem inseridas sob o tronco.

Cotovelos

Bem justos ao corpo.

Ombros

Limpos, estreitos e bem inclinados para trás.

Metacarpos 

Finos, fortes e quase verticais.

Mãos

"Pés de lebre" estendidos, estreitos e longos. Unhas de qualquer cor, moderadamente longas. “Meias” preferencialmente limitadas aos dedos, indo no máximo até ao topo do metacarpo. As patas não devem virar nem para dentro nem para fora.

Membros Posteriores

Pernas bem separadas. As angulações devem ser suficientes de maneira a deixar o dorso nivelado.

Joelhos

Firmes e longos, passando suavemente nos jarretes.

Metatarsos

Jarretes bem descidos.

Pés

"Pés de lebre" estendidos, estreitos e longos. Unhas de qualquer cor, moderadamente longas. “Meias” preferencialmente limitadas aos dedos, indo no máximo até o topo do metacarpo. As patas não devem virar nem para dentro nem para fora.

Movimento

Longo, fluente e elegante, com bom alcance e muita propulsão.

Pelagem

Pele

De espessura fina, lisa, quente ao toque.

Pêlo

Em nenhuma parte do corpo deve haver grandes áreas com pêlos. Uma longa e fluida crista é preferível, mas uma crista escassa é aceitável; de preferência começando do “stop” e diminuindo até à parte de baixo do pescoço. Nos Powder Puff a pelagem de cobertura consiste num subpêlo com um véu macio de pêlos longos, sendo característica a pelagem em forma de véu.

Cores

Qualquer cor ou combinação de cores.

Dimensões

Altura ao garrote nos machos

28 a 33 cm.

Altura ao garrote nas fêmeas

23 a 30 cm.

Comportamento

Alegre e nunca agressivo.

Faltas

Qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como defeito que será penalizado de acordo com a sua gravidade e das suas consequências na saúde e bem-estar do cão.

Faltas eliminatórias

  • Cães agressivos ou tímidos.
  • Qualquer cão que mostre claramente sinais de anormalidades físicas ou comportamental deve ser desqualificado.

Resumo Histórico

O Chinese Crested Dog apresenta-se em duas variedades: Hairless e o Powder Puff. O Hairless tem uma crista de pêlo na sua cabeça que se estende para a parte de baixo do pescoço, "meias" abrangendo os dedos das patas e uma pluma na cauda. O resto do corpo é, como o nome indica, sem pêlos. A variedade Powder Puff é inteiramente coberta por um véu de pêlos longos e macios. Embora seja difícil identificar a sua origem, diz-se que eram propriedade de famílias da dinastia Han da China. Os Chinese Crested Dogs foram desenvolvidos nessa época como guardiões das casas do tesouro e com um tamanho maior, mais pesados, como cães de caça. Foram vistos em exposições na América entre 1885 e 1926, mas, depois, raramente foram vistos por cerca de cinquenta anos.

Outros

Utilização

Companhia

Provas de Trabalho

Não

Nota

Os machos devem ter dois testículos aparentemente normais completamente descidos na bolsa escrotal.

Número do estalão 288

Data de publicação do estalão de origem em vigor 13 Outubro 2010

Data da última revisão Doglink 7 Agosto 2013

Traduzido por Doglink

Fonte Fédération Cynologique Internationale