Registo

GrupoGrupo 1 - Cães Pastores e Boieiros (excepto Boieiros Suiços)

Secção do grupoSecção 1 - Cães Pastores

País de origemBélgica

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCão Pastor

Características principaisInteligente e leal

TamanhoGrande

Peso20 - 30 kg

Altura56 - 66 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida14 anos

Nivel energéticoMédio

Nível de brincadeiraMédio

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemMédio

Foto Cão de Pastor Belga Tervueren

O Pastor Belga Tervueren é um dos quatro Pastores Belgas (sendo os outros: Malinois, Laekenois, Groenendael). A Fédération Cynologique Internationale considera que estas quatro raças são idênticas tanto em morfologia como carácter, distinguindo-se apenas pelas diferentes pelagens que diferem em tamanho, cor e textura. O Tervueren é uma das duas variedade de pêlo comprido da raça (sendo a outra o Groenendael), exigindo mais cuidados de manutenção comparativamente às variedade de pêlo curto (Malinois) e cerdoso (Laekenois). Mas a beleza do seu pêlo não esconde o seu carácter atlético, e apesar de hoje em dia muitos Tervuerens serem principalmente criados para cumprir requisitos morfológicos, o Tervueren foi feito para o trabalho. O Pastor Belga (em todas as suas variedades) é um cão muito inteligente, sempre pronto a dar o seu melhor e com uma energia que surpreenderá até o mais preparado dos donos. Se tem tempo e está disposto a manter o físico e a mente do seu Tervueren ocupado, então vai conhecer o melhor lado dele. 

Como os demais cães pastores, o Tervueren é um cão de um “único dono”, adorando estar sempre perto dele e agradá-lo. Este desejo de estar com o dono é uma das razões pela qual o Pastor Belga não é um bom cão de canil ou um cão que aceite ficar renegado ao jardim. A vontade de agradar o seu dono, faz com que este “aluno aplicado” tenha tendência a aprender com facilidade. Mas, como tantas outras crianças sobredotadas, o Tervueren ficará rapidamente aborrecido caso esteja sempre a fazer os mesmo exercicios durante muito tempo – para evitar este comportamento faça sessões de treino rápidas e divertidas. 

O Pastor Belga é um cão muito observador, especialmente das emoções do seu dono. Assim, precisa de um dono que seja calmo e assertivo. Por exemplo, se estiver preocupado que o seu Tervueren vá atacar o Chihuahua do vizinho, então pode ter a certeza que ele irá aperceber-se que você está preocupado com isso e irá reagir tal e qual como preveu inicialmente. Se pelo contrário estiver calmo e assertivo, então ele também estará.

O Pastor Belga é um cão que exige um dono disponível e, acima de tudo, experiente. O Tervueren é um excelente companheiro, mas, como já se deve ter apercebido, não é do tipo de ficar o dia todo sentado aos seus pés a lhe fazer companhia ou que se satisfaça com um longo passeio ao final do dia. Como dono de um Tervueren, tenha plena consciência da quantidade e do tipo de exercicio, físico e mental, que o seu cão necessita – a menos que queira alterar o seu temperamento para pior, ao ponto de se tornar insustentável.

Lembre-se, também, que o bom temperamento do seu cão não depende só do treino e da sociabilização que lhe irá proporcionar, mas começa com a boa criação do mesmo. Assim, antes de adquirir o seu Tervueren, analise bem o pedigree dos reprodutores e escolha sempre um criador responsável.