Registo

GrupoGrupo 2 - Pinschers, Schnauzers, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suiços

Secção do grupoSecção 2.1 - Molossóides

País de origemPortugal

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCão Boieiro

Características principaisDestemido e inteligente

TamanhoMédio, Grande

Peso20 - 35 kg

Altura48 - 60 cm

PelagemCurta

Esperança média de vida12 anos

Nivel energéticoMédio

Nível de brincadeiraMédio

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesElevado

Cuidados com a pelagemBaixo

Foto Cão de Fila de São Miguel

Sabia que

Antigamente, o Cão de Fila de S. Miguel era também utilizado como “cão de recados” indo quer buscar as compras à mercearia quer levar o almoço aos lavradores nos campos.

Um dos principais sectores económicos dos açores é a agricultura. De facto, quando alguém nos fala dos Açores pensamos em vacas... muitas vacas! Mas será que era possível ter tantas vacas sem ter um ajudante tão dedicado ao seu lavrador quanto o Cão de Fila de São Miguel? Ao contrário do seu primo Barbado da Terceira, que se dedica mais aos bois (até aos bravos), o Fila de S. Miguel  é especialista em cuidar das vacas (maneio e condução) e até mesmo protegê-las aquando da sua ordenha. Assim, é conhecido pelos locais como o “cão das vacas”.

Como todos os cães pastores, o Fila de S. Miguel nasceu para ser não só companheiro de trabalho do seu dono mas também um companheiro de horário pós laboral. Se tiver um Fila de São Miguel, decerto conhece o seu grande sentido de protecção tanto para o seu dono, bem como para a família com quem coabita. É bastante dócil para os de casa, mas não espere que o seja com estranhos que acaba de conhecer – nesta situação mostra-se reservado e, caso estes sejam mal-intencionados, não hesitará em atacar.

Esta faceta de cão de guarda, que parece ser herdada dos campos açorianos, distingue-o dos demais cães pastores. Na altura de agir numa situação de perigo, não tem medo e quer resolver a situação a todo o custo. E não é de espantar: um cão que esteja todos os dias habilitado a levar um coice de uma vaca, não tem razões para ter medo de um humano instável. Este carácter forte faz deste pastor e guardião, também um bom cão de defesa, sendo alguns exemplares mesmo usados ao serviço da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.

Mas todo este temperamento assertivo e vontade própria devem ser lidados por um dono experiente, que lhe consiga dar: uma correcta sociabilização desde cedo, um treino firme e consistente durante toda a sua vida e tarefas exigentes que consumam a sua energia e mente. Alguns defensores da raça alegam que um Cão de Fila de S. Miguel deve ter direito a fazer o trabalho para o qual foi criado, por isso se quiser ter um cão somente de companhia ou guarda é melhor escolher outra raça.

E como todas as raças que são seleccionadas para diferentes fins, também os exemplares de Fila de S. Miguel apresentam dimorfismo entre núcleos. Os cães de Solar (cães seleccionados pela sua aptidão para o trabalho) são mais activos e corpulentos e os cães que são seleccionados para fins de beleza ou enquadramento perfeito no estalão da raça, são mais calmos e de menores dimensões. Assim, o mais sensato é escolher a linhagem do seu Fila de S. Miguel considerando a função que ele irá desempenhar.

Muitos dizem que o Cão Fila de S. Miguel é um cão demasiado inteligente, forte e dominante para certas pessoas. Sente-se preparado para ter um Fila?