Registo

GrupoGrupo 8 - Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água

Secção do grupoSecção 3 - Cães de água

País de origemPortugal

Data de origemXIII

Primeira utilidadeCobrador de pesca

Características principaisActivo e amigável

TamanhoMédio, Grande

Peso16 - 25 kg

Altura43 - 57 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida14 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoElevado

Exercício necessárioElevado

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemElevado

Foto Cão de Água Português

Sabia que

O pêlo do Cão de Água não se liberta tanto quanto o de outras raças. Um dos motivos principais do presidente Obama ter escolhido um cão de Água Português para seu cão de família foi porque a sua filha Malia tem alergia a cães.

Sabe nadar (e bem), mas não é um peixe. Gosta de peixe, mas não é um gato. Tem uma juba, mas não é um leão... Para ser mais explícito: é o melhor amigo do homem, adora molhar-se e é nacional... É o Cão de Água Português! O estalão define-o como corajoso, inteligente, incansável e companheiro, mas será que este é mesmo o cão ideal para si?

O Cão de Água é um poço de energia a transbordar de vida. Por isso mesmo, precisa de um dono que tenha disposição e disponibilidade para o exercitar diariamente, desde cachorro até sénior. Não pense que ele só se satisfará com natação ou mergulho, o Cão de Água é tanto de mar como de terra. Faça com ele provas práticas, obedience, agility ou qualquer outro desporto canino. O problema nunca será encontrar actividades para fazer com o seu cão, mas sim encontrar tempo e energia para o ocupar. Com isto em mente, nunca leve para casa um Cão de Água a menos que tenha tempo para se dedicar a ele.

Outra característica bem conhecida de todos os que já tiveram um Cão de Água, é a sua persistência, que se por um lado é uma grande virtude em termos de trabalho, por outro lado pode ser um grande aborrecimento para o dia-a-dia – testam a sua paciência até ao limite. No entanto, são curiosos e estão sempre prontos a aprender, o que faz com que sejam fáceis de treinar. Treine-o desde tenra idade através de métodos de reforço positivo, seja sempre consistente e não ceda aos seus caprichos. Vai valer a pena: uma vez que ele aprende, nunca se vai esquecer.

Apesar de ser um desportista nato que adora o ar livre, o Cão de Água não é um animal que deva viver fora de casa. É extremamente leal e dedicado à sua família e precisa de ser integrado no seio familiar para que possa ser feliz. Até pode viver num apartamento, desde que possa praticar exercício diário. Como a maioria dos cães, também o Cão de Água não suporta ser deixado sozinho durante muitas horas por dia – a energia e ânsia que ele irá acumular, serão canalizados para comportamentos destrutivos.

O Cão de Água tem uma natureza sociável quer com pessoas quer com outros animais. Adora brincar com as crianças, mas não é tolerante a traquinices como puxar orelhas ou cauda. Por isso, antes de serem apresentados é importante que estas saibam como tratar de forma respeitosa um cão. Ainda assim, supervisione sempre estas brincadeiras. Com outros animais, como gatos por exemplo, é sociável desde que previamente apresentados.

Para além de ser um óptimo companheiro, o Cão de Água é também um bom cão de alarme. São desconfiados em relação a estranhos e não hesitarão em ladrar.

Uma das grandes particularidades do Cão de Água é a sua pelagem que por não ter a camada de subpêlo faz com que não haja troca de pelagem e, como tal, não larga tanto pêlo como as raças que têm essa camada. Assim, se alguém lá de casa tem alergia a pêlo canino, então o Cão de Água pode vir a ser uma boa opção. No entanto, não espere que o seu pêlo não exija cuidados de manutenção. Por ter uma pelagem comprida, é necessário escová-lo semanalmente e, se o levar muitas vezes a tomar banho de rio, mar ou oceano, então, dê-lhe banho para retirar a sujidade e seque-o (preferencialmente com secador) ao mesmo tempo que o escova. Habitue o seu cão desde cedo a estes procedimentos, pois para além de serem essenciais à saúde do seu cão são também uma forma de fortalecer a sua relação com ele.