Registo

GrupoGrupo 1 - Cães Pastores e Boieiros (excepto Boieiros Suiços)

Secção do grupoSecção 1 - Cães Pastores

País de origemPortugal

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCondução e guarda de rebanhos

Características principaisInteligente e activo

TamanhoMédio

Peso17 - 27 kg

Altura42 - 55 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida13 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioElevado

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemMédio

Foto Cão da Serra de Aires

Sabia que

O Cão de Serra de Aires não é originário da Serra de Aires mas sim do Alentejo, mais particularmente da zona de Monforte.

Cobre o terreno com uma elegância particular e pastoreia qualquer tipo de animal: vacas, ovelhas, cabras, cavalos, varas de porcos ou até mesmo humanos. É tão versátil e tem tanto desejo em aprender que nos arriscamos mesmo a dizer: se o Serra de Aires fosse reconhecido mundialmente nos anos 90, decerto que tinha ganho o papel de pastor para o filme “Um porquinho chamado Babe”! Mas esta estrela em ascensão não é cão para todos. Para ter um cão workaholic, você precisa de ser tudo menos isso!

Embora seja conhecido como cão de trabalho, o Serra de Aires é também um bom cão de companhia. É afectuoso e brincalhão, mas dentro do núcleo familiar elegerá sempre um dono, devido ao seu instinto natural de ser “cão de um único dono”.

Como líder é necessário que dê ao seu o seu Serra de Aires uma sociabilização desde tenra idade bem como uma educação firme, já que este tende a ser um pouco dominante, como acontece com todos os cães pastores. Por ser um cão que gosta de agradar ao dono e ser extremamente inteligente, o seu treino pode ser desafiante já que tanto adquirem facilmente bons hábitos como maus hábitos. Assim, é importante que a consistência prevaleça entre todos os membros da família.

Mas por ser bastante activo é importante disponibilizar-lhe, mais do que actividades, tarefas pois ele precisa de se sentir útil. Se no campo, o pastor treina-o com o objectivo de agrupar os seus animais, na cidade, o Serra de Aires deverá ser treinado também com um objectivo. Treino para fazer todos os obstáculos de uma pista de Agility ou se você não gostar muito de correr, desafie-o a ir buscar uma bola ultrapassando todos os obstáculos, como no Flyball. A grande necessidade de cumprir objectivos e ultrapassar obstáculos, fazem com que uma simples corrida não seja suficiente para estimular a sua mente. O Serra de Aires adora correr, mas é importante que o faça com um objectivo de trabalho.

O Serra de Aires tem ainda uma característica única que se destaca de todos os outros cães pastores: a sua pelagem não possui a camada de sub-pêlo. Esta camada é normalmente reciclada duas vezes por ano, altura em que se verifica queda de pêlo abundante. Ao não ter sub-pêlo, o Serra de Aires não passa por estas mudas, minimizando bastante a queda de pêlo. Assim, se alguém lá de casa tem alergia a pêlo canino, então o Serra de Aires pode vir a ser uma boa opção. No entanto, não espere que o seu pêlo não exiga cuidados de manutenção. Por ter uma pelagem comprida, é necessário escová-lo semanalmente.