Registo

GrupoGrupo 2 - Pinschers, Schnauzers, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suiços

Secção do grupoSecção 2.2 - Cães de Montanha

País de origemPortugal

Data de origemXIX

Primeira utilidadeProteger rebanhos

Características principaisLeal e corajoso

TamanhoGrande

Peso35 - 60 kg

Altura62 - 73 cm

PelagemCurta, Comprida

Esperança média de vida12 anos

Nivel energéticoMédio

Nível de brincadeiraMédio

Nível de afectoElevado

Exercício necessárioElevado

Experiência do dono com cãesElevado

Cuidados com a pelagemMédio, Elevado

Foto Cão da Serra da Estrela

Sabia que

Antigamente os pastores cortavam as orelhas e cauda ao Cão da Serra da Estrela.

Acompanhando os pastores nas suas rotas de transumância à procura de pastos apetecíveis para os seus rebanhos, o Cão da Serra da Estrela espalhou o seu nome: um cão de tamanha resistência e de uma coragem tal, que é capaz de enfrentar lobos ibéricos ou qualquer assaltante que se atreva a atacar o seu rebanho, família ou propriedade. Isto, juntamento com o turismo à volta da Região da Serra da Estrela e o trabalho dos criadores, tornou o Cão da Serra da Estrela a raça portuguesa mais criada em Portugal.

Hoje em dia, os lobos já foram extintos da zona, e as actividades pastoreias já não são tão abundantes como antigamente, mas ainda assim os pastores da zona que existem têm Serras da Estrela que os ajudam a defender as suas ovelhas de cães abandonados e intrusos. De dia ou de noite, o Serra da Estrela está sempre de serviço. E tal como os outros cães de gado, não precisa de ter supervisão humana para trabalhar. Isto fez com que aprendessem a agir por instinto e a construírem um carácter independente.

Esta independência traduz-se num carácter dominante que exige um dono experiente, capaz de afirmar a sua posição de líder e mantê-la. É importante consciencializar-se disto enquanto futuro dono, pois se não lhe der uma educação consistente o seu Serra da Estrela dificilmente aceitará comandos de alguém.

O seu temperamento dócil faz com que seja também um bom cão de companhia. Mas apesar de gostarem de toda a família, vão eleger um dos membros como seu líder. No entanto, tal como os outros cães, obedecem aos demais de igual forma, mantendo com um ou com outro mais ou menos afinidade de acordo com a hierarquia existente dentro da matilha. Mas independentemente de favoritismos, o Serra da Estrela tem uma preocupação constante com o bem-estar e protecção da sua família e não hesitará em defende-la em caso de perigo.

A pelagem do Serra da Estrela pode ser comprida ou curta. O comprimento da pelagem parece ser causado por um único gene, o que significa que o Serra da Estrela não foi cruzado com outras raças para adquirir comprimentos diferentes de pelagem e, por isso, o temperamento da raça é o mesmo qualquer que seja o tipo de pelagem. Os exemplares de pêlo curto são mais abundantes nas actividades pastorícias, por motivos práticos. Mas surpreendentemente, fora desta área, muitas pessoas gostam de ter cuidados extras de pelagem e optam por um Serra da Estrela com pêlo comprido. Esta preferência fez com que os exemplares de pêlo curto representem somente 10 % da população de Serras da Estrela (Estatística de 2011).