Registo

Outros nomes da raçaBouvier Bernois

GrupoGrupo 2 - Pinschers, Schnauzers, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suiços

Secção do grupoSecção 3 - Cães de Gado das Montanhas Suiças

País de origemSuiça

Primeira utilidadeCão de tracção, de gado e guarda

Características principaisConfiante e amigável

TamanhoGrande

Altura58 - 70 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida9 anos

Nivel energéticoBaixo

Nível de brincadeiraBaixo

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemMédio

Foto Cão Boieiro de Berna

Sabia que

Os antigos suíços supersticiosos apelidavam o Bouvier Bernois, antes de ele ganhar nome, como o “quatro olhos”, pois acreditavam que as manchas em cima dos seus olhos lhes possibilitavam um par extra de olhos para ver fantasmas.

Se à primeira vista o seu tamanho e corpo robusto nos intimidam, o seu temperamento afectuoso e carinhoso sobrepõe-se assim que o conhecemos. De facto, apesar do cão Boieiro de Berna ter sido criado para puxar carroças, conduzir gado e guardar a quinta, é no calor do lar que se sente bem. Hoje em dia, a sua dedicação, lealdade e tranquilidade tornou-o um óptimo companheiro e membro da família.

A característica mais relevante do cão Boieiro de Berna é mesmo a sua adoração pelo seu dono – prepare-se pois ele vai segui-lo para todo o lado, nem que seja só com o olhar. Esta característica faz com que viver separado da sua família seja muito difícil para o cão Boieiro de Berna, podendo mesmo este vir a desenvolver problemas comportamentais, como depressão ou ansiedade. Assim, se pensa que por ser um cão grande e de alerta pode estar confinado a um canil, está redondamente enganado.

Um das razões pela qual o cão Boieiro de Berna é tão famoso como cão de companhia é o seu carácter gentil e tolerância para com as crianças e outros animais da casa. No entanto, enquanto cachorro e na fase da adolescência, os cães Boieiro de Berna são muitas vezes bastante tempestuosos podendo inconscientemente magoar uma criança numa das suas brincadeiras. E este temperamento impulsivo da juventude dura mais tempo que a maioria das outras raças, só atingindo a maturidade quer física quer mental entre os dois e os três anos . Há quem diga ainda que não são recomendados para famílias com crianças com idade inferior a 10 anos. Uma coisa é certa, como para todos os cães de grande porte, antes de serem apresentados aos seus filhos, estes deverão saber como lidar com um cão de forma respeitosa e as suas brincadeiras devem ser supervisionadas.

Fora do núcleo familiar, o cão Boieiro de Berna é geralmente indiferente à atenção de estranhos, característica típica de um cão de guarda. No entanto, ganhou este título não porque expressa comportamentos agressivos (só se considerar mesmo muito necessário) mas principalmente porque tem por hábito ladrar para anunciar a chegada de estranhos, sendo por isso mais correcto chamar-lhe cão de alerta.

Relativamente a outros animais, a sua herança rica como cão de quinta e grande porte fazem com que necessitem de alguma actividade para se manterem física e mentalmente em forma. Agility e Obedience são alguns dos desportos que pode fazer com o seu cão Boieiro de Berna. Mas se não é muito dado a desportos colectivos, leve o seu cão Boieiro de Berna para uma caminhada ou corrida. E se desporto é fundamental, permitir que o cão Boieiro de Berna disponha de um espaço exterior é também um must. Este adora estar fora de casa, por isso se vive num apartamento considere outra raça.

A sua grande capacidade de aprendizagem, desejo de trabalhar e natureza não dominante, fazem com que treiná-lo não seja complicado, mas ainda assim é obrigatório. Por exemplo, se o seu cão Boieiro de Berna enquanto cachorro lhe der sempre as boas vindas saltando para cima de si, quando for adulto e tiver 40 kg, talvez isto não seja muito agradável. Saiba também que, apesar do tamanho do cão Boieiro de Berna, ele é muito sensível e, como tal, não deve ser treinado de uma maneira dura – isto só atrasará o processo de aprendizagem. Ao invés, pratique método por recompensa e seja sempre consistente.

Como todos os pastores suíços, o cão Boieiro de Berna tem um manto tricolor, no entanto, é o único que tem pêlo comprido, o que o torna mais resistente ao frio mas também menos tolerante ao calor. Para além disso, exige maiores cuidados de manutenção, ainda que no entanto mínimos: uma escovadela semanal é suficiente. Claro que na altura da troca de pêlo, os cuidados devem ser redobrados a menos que queira ter pêlos espalhos por toda a casa.

E como deve calcular pela sua envergadura, os cães desta raça comem muito, por isso, antes de adquirir um cão Boieiro de Berna certifique-se que tem possibilidade de arcar com esta responsabilidade.