Registo

Aparência Geral

Construção poderosa, simétrica, aparentando grande força, não pesado, robusto e activo.

Cabeça

Crânio

Grande e quadrado, visto de qualquer ângulo; notam-se algumas rugas quando atento, mas não em repouso. Largo e profundo.

Stop

Pronunciado.

Trufa

Narinas bem abertas. Trufa larga com amplas narinas; vista de perfil, é achatada, não sendo nem pontiaguda nem arrebitada. 

Chanfro

Curto; a distância da ponta da trufa ao stop é aproximadamente um terço do comprimento da ponta da trufa para o centro da região occipital, largo sob os olhos e mantendo quase a mesma largura até ao fim da trufa; apresenta um recorte quadrado, formando um ângulo recto com a linha superior da face e ao mesmo tempo proporcional ao crânio.

Lábios

Lábios não pendentes, nunca descendo abaixo do nível do maxilar inferior.

Maxilas e Dentes

Maxilar inferior largo até ao fim. Tipo torquês (mordedura em torquês, lado a lado) desejável, mas pode ser levemente prognata, não sendo preferencial. Os dentes caninos são grandes e bem separados, os outros dentes fortes estão nívelados e bem inseridos.

Faces

Bem cheias.

Olhos

Escuros ou castanhos, de tamanho médio, separados pela largura do focinho e com sulco entre eles. Olhos claros ou amarelos são altamente indesejáveis.

Orelhas

Em forma de "V", dobradas, inserção alta e separadas, ao nível do occipital dando uma aparência quadrada ao crânio, que é muito importante. Pequenas e mais escuras que o resto do corpo. A ponta da orelha, quando o cão está atento, fica ao nível dos olhos. Orelhas em rosa são altamente indesejáveis.

Pescoço

Bem arqueado, comprimento moderado, muito musculado e de perímetro quase igual ao crânio.

Tronco

Dorso

Curto e recto, conferindo um porte compacto, mas não tão curto a ponto de interferir com o movimento. Dorso carpeado ou selado é altamente indesejável.

Lombo / Rim

Largo e musculado, com boa profundidade dos flancos.

Peito

Largo e profundo, bem descido entre os anteriores, com peito profundo.

Cauda

Inserção alta, forte na raiz e estreitando, alcançando os jarretes, portada recta ou curvada, mas não do tipo "hound". Caudas em manivela são altamente indesejáveis.

Membros Anteriores

Pernas afastadas e, vistas de frente, são direitas.

Ombros

Ombros musculados, inclinados e poderosos, não sobrecarregados.

Antebraços

Poderosos e direitos, de boa ossatura.

Metacarpos

Rectos e fortes.

Mãos

Bem arqueadas, tipo "gato", com dedos arredondados e almofadas duras. Unhas escuras desejáveis. Patas espalmadas são altamente indesejáveis.

Membros Posteriores

Pernas fortes e musculadas.

Coxas

Coxas inferiores bem desenvolvidas, denotando poder e actividade; não pesadas.

Jarretes

Moderadamente inclinados. Jarretes de vaca são altamente indesejáveis.

Pés

Bem arqueados, tipo "pés de gato", com dedos arredondados e almofadas duras. Unhas escuras desejáveis. Patas espalmadas são altamente indesejáveis.

Movimento

Transmite potência e força de vontade. Quando se movimenta em frente, nem as pernas da frente nem as traseiras se devem cruzar ou causar intereferência, e a pata dianteira direita e traseira esquerda devem elevar-se e descer ao mesmo tempo. Linha superior firme, transmitindo com firmeza a propulsão produzida pelos posteriores, revelando equilíbrio e harmonia de movimento.

Pelagem

Pêlo

Curto e duro, resistente a intempéries, bem junto ao corpo. Cães com pelagens longas, sedosas ou lanosas são altamente indesejáveis.

Cores

Qualquer tonalidade de fulvo, tigrado ou vermelho; a cor deve ser pura e nítida. Uma leve marcação branca no peito é permitida. Outras marcas brancas são indesejáveis. Máscara preta é essencial, diminuindo na direçcão aos olhos, com manchas escuras ao redor dos olhos que contribuem para a expressão.

Dimensões

Altura ao garrote nos machos

64 a 69 cm.

Altura ao garrote nas fêmeas

61 a 66 cm.

Peso Machos

50 a 59 kg.

Peso Fêmeas

41 a 50 kg.

Comportamento

Poderoso, resistente, activo e confiável. Destemido, alerta e fiel.

Faltas

Qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como um defeito que será penalizado em função da sua gravidade e das suas consequências na saúde e no bem-estar do cão.

Faltas eliminatórias

  • Agressividade ou timidez excessiva.
  • Qualquer cão que apresentar anomalias físicas ou comportamentais deve ser desqualificado.

Resumo Histórico

O Bullmastiff evoluiu a partir do Antigo Mastim Inglês e do Bulldog. Usado principalmente como um cão de guarda , e nos tempos antigos, ajudava os caçadores  a segurar a caça maior. O Bullmastiff é inteligente e observador; é um cão totalmente confiável, tanto física quanto mentalmente, conseguindo rapidamente avaliar uma situação. A sua bravura, coragem e defesa contra intrusos é lendária.

Outros

Utilização

Cão de Guarda

Provas de Trabalho

Não

Nota

Os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal, bem descidos na bolsa escrotal.

Número do estalão 157

Data de publicação do estalão de origem em vigor 19 Janeiro 2011

Data da última revisão Doglink 3 Março 2013

Traduzido por Doglink

Fonte Fédération Cynologique Internationale