Registo

GrupoGrupo 3 - Terriers

Secção do grupoSecção 3 - Terriers do tipo Bull

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeLuta contra touros

Características principaisDestemido e determinado

TamanhoMédio, Grande

Altura53 - 56 cm

PelagemCurta

Esperança média de vida12 anos

Nivel energéticoMédio

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemBaixo

Foto Bull Terrier

Sabia que

O Bull Terrier tem um minimeu: O Bull Terrier miniatura!

Quem não o conhece pergunta sempre: porque é que o Bull Terrier tem uma cabeça em forma de ovo? Esta resposta está ligada ao seu tipo de criação pouco frequente. A maioria das raças foram criadas com o objectivo de apurar qualidades de trabalho, ou seja, após várias gerações de selecção de cães com certos atributos foram apurados os exemplares que exibiam atributos de excelência, sem se dar demasiada tanta importância à morfologia do cão. No caso do Bull Terrier foi diferente, primeiro conceptualizou-se a morfologia do cão ideal: um cão mais esculpido e bonito que se destacasse dos restantes Terriers e Bulls da altura, sendo tão ou mais forte e destemido que esses cães. Na altura, uma cabeça distinta e simétrica, bem como o pêlo branco era um factor de extrema distinção. Com este objectivo, em cada geração foram seleccionados os cães que exibissem características semelhantes às almejadas. Como é normal neste tipo de criação, muitas mutações resultantes foram mortais, pois, quando se pretendem atingir objectivos extremos muitas vezes a resposta biológica é fatal. O que é certo é que após muitas gerações, o Bull Terrier conseguiu finalmente atingir a sua morfologia distinta e hoje em dia é um cão que não deixa ninguém indiferente.

O Bull Terrier ou o Bully, como os seus fãs o apelidam, é descrito como uma criança mascarada de cão. Adora brincadeiras, é muito curioso e entretém-se com facilidade. Quando não tem nada com que se entreter, o Bully mostra criatividade suficiente para se manter ocupado, e isto significa que a decoração da sua casa pode estar envolvida. O desejo infindável que este cão tem para se manter ocupado, é uma característica que os conhecedores da raça identificam como sendo para toda a vida. Não acredita?Então veja este vídeo. Por isso, se pensa deixar o seu cão durante muitas horas sozinho, o melhor é escolher uma raça menos exigente.

É também um bem-disposto e adora ser o “bobo da corte”. Mas não se deixe enganar pelas suas brincadeiras, a cada momento o seu Bull Terrier irá testar as suas barreiras só para ter a certeza se existe algum furo no sistema. É nesses momentos, que lhe deve mostrar a sua consistência. Para além disso, este brincalhão tem características quer de Bull quer de Terrier, ou seja, é forte e dominante mas também inteligente e ágil, por isso treino de obediência é necessário, a não ser que queira ser dominado pelo seu cão. Como vê, treinar um Bull Terrier não é fácil e exige mão firme, será que está pronto para este desafio?

Um Bull Terrier bem criado e bem sociabilizado possui um temperamento equilibrado e é um óptimo animal de companhia. São famosos pelo seu amor e dedicação às crianças, aturando traquinices que outros cães certamente não suportariam. É um cão que exige cuidados básicos com a pelagem e que se adapta a viver em apartamento, desde que as suas necessidades energéticas sejam satisfeitas. Mas uma coisa é certa, se um dia ou outro não puder ir fazer a corrida habitual com o seu dono, o Bully não ficará ressentido – para ele o mais importante é a companhia humana.