Registo

GrupoGrupo 1 - Cães Pastores e Boieiros (excepto Boieiros Suiços)

Secção do grupoSecção 1 - Cães Pastores

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXVIII

Primeira utilidadeCão Pastor de ovelhas

Características principaisInteligente e activo

TamanhoMédio

Peso14 - 20 kg

Altura50 - 54 cm

PelagemCurta, Comprida

Esperança média de vida13 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioElevado

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemBaixo, Médio

Foto Border Collie

Sabia que

O Border Collie ganhou o seu nome pois a raça foi criada na fronteira (Border) entre a Escócia e a Inglaterra.

A reputação de cão mais inteligente do mundo e a dedicação ao trabalho do Border Collie vai muito além das fronteiras da Grã-Bretanha. Em todo mundo, provou os seus dotes como cão  de pastor, a sua agilidade em eventos desportivos e até mesmo a sua faceta de actor em filmes como o “Babe” ou “Hotel for dogs”. No entanto, tanto é lendário o seu lado de workaholic, como também a sua faceta destrutiva que emerge sempre que este se sente aborrecido. Por isso mesmo, o Border Collie precisa de ter sempre uma ocupação, de aprender constantemente coisas novas, só assim é que se sentirá realizado e será feliz na sua plenitude. Tem disponibilidade para fazer Agility com o seu cão? Particar Flyball? Ou jogar Frisbee? Então, talvez o Border Collie seja o cão ideal para si.

O Border Collie precisa de um dono activo, empenhado e que adore fazer constantemente novas actividades. Não se contenta com voltas rotineiras ao jardim ou a ficar sentado a ver televisão com o seu dono – são tarefas demasiado enfadonhas para ele. E não pense que ele ficará encostado a um canto com ar tristonho, pelo contrário, irá vencê-lo pelo cansaço: vai ladrar até conseguir o que quer ou fazer beicinho para que você ceda.

Por outro lado, se não for fazer actividades de condução de gado com o seu Border Collie é necessário que a sua natureza de pastorear seja redireccionada para outros desportos que lhe proporcionem o mesmo gozo e estimulação de pastorear. Caso não consiga redireccionar todo o seu desejo, então os seus instintos ficarão à flor da pele e serão frequentemente manifestados no dia-a-dia : organização compulsiva de grupos de crianças, outros animais ou até mesmo carros – o que lhe pode valer a sua vida. E se até pode achar engraçado, saiba ainda que o pastorear por vezes envolve pequenas mordidas nos animais para que eles obedeçam, o que poderá ser mal interpretado por uma criança.

E se é preciso muito treino, também é preciso muita sociabilização. Como todos os cães pastoreiros, o Border Collie pode ser desconfiado com estranhos, por isso é necessário sociabilizá-lo desde tenra idade para que este não se torne nem tímido ou nem agressivo. Por outro lado, sendo um animal muito sensível, deve ser habituado a todo o tipo de barulhos para que não ganhe fobias (a relâmpagos por exemplo). Esta sensibilidade faz dele um óptimo cão de alerta mas também faz com que o seu treino não deva estar associado a uma dureza e os comandos devem sempre ser dados em voz baixa.

O Border Collie irá, sem sombra de dúvida, surpreendê-lo pela facilidade com que aprende, mas não espere que ele já nasça ensinado. Treinar um cão desta raça é considerado um desafio pois tanto adquirem facilmente bons hábitos como maus hábitos. Assim, é preciso ter alguma experiência no que toca a educação canina. Mas pode ter a certeza: uma vez sociabilizado e treinado, terá um companheiro para vida que se vai dedicar a 100% a qualquer actividade que lhe seja exigida.