Registo

Aparência Geral

Baixo, patas curtas, alongado mas de construção compacta, muito musculado e atrevido, porte da cabeça orgulhoso e expressão facial alerta. A sua aparência geral é típica para cada tipo sexual. Apesar das patas serem curtas em relação ao corpo comprido, é muito móvel e flexível.

Cabeça

Alongada, quando vista de cima e de perfil. Estreitando uniformemente na direcção da trufa mas não pontiagudo. Arcadas supraciliares claramente definidas. Cartilagem nasal e cana nasal longa e estreita.

Crânio

Plano, fundindo-se gradualmente com a cana nasal ligeiramente arqueada.

Stop

Levemente marcado.

Trufa

Narinas bem desenvolvidas.

Chanfro

Longo, suficientemente largo e forte. Pode ser aberto em largura; dividido ao nível dos olhos.

Lábios

Bem aderente, cobrindo bem a mandíbula inferior.

Maxilas e Dentes

Mandíbula superior e inferior bem desenvolvidas. Mordedura em tesoura, correcta e fechando com firmeza. Idealmente, com um conjunto completo de 42 dentes de acordo com os requisitos da fórmula dentária canina e com caninos fortes exactamente ajustados entre si.

Olhos

De tamanho médio, ovais, bem separados, com expressão enérgica mas simpática. Não penetrantes. Cor brilhante, castanho avermelhado escuro a castanho-escuro em todas as cores e todas as variedades de pelagem. Olhos de peixe ou olhos de pérolas em cães merle não são desejados, mas podem ser tolerados.

Orelhas

Inserção alta, não muito para a frente. Suficientemente longas, mas não exageradas. Arredondadas, sem serem estreitas, pontiagudas ou com pregas. Móveis com a borda frontal caindo rente às bochechas.

Pescoço

Suficientemente longo, musculado. Pele justa na garganta. Pescoço com ligeiro arqueamento, de porte livre e alto.

Tronco

Dorso

Atrás do garrote, alto; a linha dorsal nas vértebras torácicas é recta ou ligeiramente inclinada para trás. Firme e bem musculado.

Linha Superior

Fundindo-se com harmonia do pescoço até à garupa ligeiramente inclinada.

Garrote

Pronunciado.

Linha inferior e ventre

Dobra-se ligeiramente.

Peito

Esterno bem desenvolvido e tão proeminente que as depressões leves aparecem em ambos os lados. A caixa torácica, vista de frente, é oval. Visto de cima e do lado, é espaçosa, dando muito espaço para o coração e desenvolvimento pulmonar. Costelas bem para trás. Com comprimento correcto e angulação da escápula e do braço; a perna da frente cobre o ponto mais baixo da linha do esterno no perfil.

Cauda

Inserção muito alta, na continuação da linha superior. Uma ligeira curva no último terço da cauda é permitida. Fina, totalmente preenchida mas sem excesso de pelagem. Pelagem um pouco mais longa na parte de baixo não é um defeito.

Membros Anteriores

Fortemente musculados, bem angulados. Vistos de frente, membros secos, estando direitos com boa resistência óssea; mãos apontando para a frente.

Braços

Mesmo comprimento que a escápula, definindo quase um ângulo recto entre eles. Forte ossatura e bem musculado, aderentes às costelas, mas com movimento livre.

Cotovelos

Não virando nem para dentro nem para fora.

Ombros

Músculos flexíveis. Escápula longa, inclinada e aderente ao peito.

Antebraços

Curto, mas tão longo que a distância do cão a partir do solo é de cerca de um terço da sua altura no garrote. O mais recto possível.

Metacarpos

Vistos de lado, não devem ser inclinados nem inclinar um pouco para a frente. Articulações dos metacarpos: Ligeiramente mais juntos do que as articulações da escápula.

Mãos

Dedos justos, bem arqueados com fortes almofadas bem almofadadas e unhas fortes. O quinto dedo não tem nenhuma função, mas não deve ser removido.

Membros Posteriores

Fortemente musculados, em proporção correcta com os anteriores. Angulação forte de joelhos e jarretes. Posteriores paralelos, nem muito justos nem separados.

Coxas

Devem ser de bom comprimento e bem musculadas.

Joelhos

Largos e fortes com angulação acentuada.

Pernas

Curtas, quase no ângulo recto com a coxa. Bem musculadas.

Curvilhões

Limpos com fortes tendões.

Jarretes

Relativamente longos, móveis em direcção à perna. Levemente curvados para a frente.

Pés

Quatro dedos próximos justos, bem arqueados. Apoiados firmemente em almofadas fortes.

Movimento

Movimento com boa cobertura de solo, fluído e enérgico, passos com grande alcance de frente sem muita suspensão e movimento traseiro forte com impulso  deve produzir uma transmissão ligeiramente elástica à linha dorsal. A cauda deve ser uma continuação harmoniosa da linha dorsal, ligeiramente inclinada. Frente e posteriores em movimento paralelo.

Pelagem

Pêlo

Pelagem lustrosa brilhante, com subpêlo aderente ao corpo, mais no pescoço e na parte inferior do corpo. Nas orelhas, o pêlo deve estender-se para além do bordo inferior das orelhas (franjado). Franjas distintas na parte de trás dos membros. Atinge o seu maior comprimento na parte inferior da cauda, onde forma uma verdadeira bandeira.

Cores

a) Sólido: vermelho, amarelo avermelhado, amarelo, todos com ou sem pêlos pretos intercalados. A cor clara é preferível e o vermelho é mais valorizado do que o amarelo avermelhado ou amarelo. Mesmo os cães com pêlos pretos fortemente intercalados são classificados como de uma cor e não como outras cores. O branco não é desejado, mas algumas pequenas manchas não desqualificam. Trufa e unhas pretas. Castanho avermelhado também é permitido, mas não é desejável. 

b) Bicolor: preto profundo ou castanho, cada um com manchas castanhas ou amarelas sobre os olhos, nas laterais do focinho e sob o lábio inferior, na borda interna das orelhas, no antepeito, dentro e do lado de trás dos membros, também sobre os patas, na região anal e até  atingir cerca de um terço ou metade do lado de baixo da cauda. Trufa e unhas pretas nos cães pretos, castanhas nos cães castanhos. O branco não é desejado, mas algumas pequenas manchas não desqualificam. Manchas afogueadas ou amarelas  muito grandes são indesejáveis. 

c) Arlequim  (Tigre-raiado, tigrado): A cor base é sempre a cor escura (preto, vermelho ou cinza). Manchas irregulares desejáveis de cor cinza ou bege (manchas grandes não desejáveis). Nem a cor escura nem a cor clara deve ser predominante. A cor de um Baixote tigrado é vermelho ou amarelo com raias mais escuras. A trufa e unhas dos pés são da mesma cor que nos cães sólidos e bicolores.

Pele

Justa.

Dimensões

Proporções Importantes

Com a distância acima do nível do solo de cerca de um terço da altura ao garrote, o comprimento do corpo deve estar em relação harmoniosa com a altura no garrote em cerca de 1 para 1,7 - 1,8.

Tamanho

Teckel Standard: Perímetro do peito de 35 cm. Peso máximo de cerca de 9 kg. 

Teckel Miniatura: Perímetro do peito de 30-35 cm, medido quando o cão tem pelo menos 15 meses de idade. 

Teckel Kanichen: Perímetro do peito até 30 cm, medido quando quando o cão tem pelo menos 15 meses de idade.

Peso

Teckel Standard até cerca de 9 kg.

Comportamento

Amigável por natureza, nem nervoso, nem agressivo, com temperamento equilibrado. Apaixonado, cão de caça perseverante e rápido, com um excelente faro.

Faltas

Qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como um defeito que será penalizado em função da sua gravidade e das suas consequências na saúde e bem-estar do cão. • M3 (3º Molar) não são para ser considerados no julgamento. Falta de 2PM1 (Pré-molar 1) não deve ser penalizado. A ausência do PM2 deve ser considerada como uma falha, se para além do M3, não faltarem mais dentes, também um desvio da correcta dentição em tesoura.

Faltas graves

  •  Fraco, pernalta ou corpo arrastado no chão.
  •  A ausência de dentes diferentes dos descritos em «faltas» ou «faltas eliminatórias».
  •  Olhos azuis em qualquer cor para além do arlequim.
  •  Orelhas pontiagudas ou muito dobradas.
  •  Corpo suspenso entre os ombros.
  •  Dorso selado, dorso encarpado.
  •  Lombo fraco.
  •  Marcada proeminência da parte traseira (garupa maior do que o garrote).
  •  Peito muito fraco.
  •   Linha inferior esgalgada.
  •  Anteriores e posteriores mal angulados.
  •  Posteriores estreitos, falta de músculos.
  •  Jarretes de vaca ou pernas arqueadas.
  •  Patas virando acentuadamente para dentro ou para fora.
  •  Movimento pesado, desajeitado e bamboleante.
  •  Pêlo longo sobre todo o corpo.
  •  Pêlos ondulados ou eriçados.
  •  Ausência de franja na cauda.
  •  Falta de franjas nas orelhas.
  •  Pelagem curta.
  •  Acentuada divisão de pêlos sobre o dorso;
  •  Pêlos muito longos entre os dedos.

Faltas eliminatórias

  •  Natureza muito ansiosa ou agressiva.
  •  Prognatismo superior ou inferior, boca torta.
  •  Posição incorrecta dos caninos inferiores.
  •  Ausência de um ou mais caninos; ausência de um ou mais dentes incisivos.
  •  Falta de outros pré-molares ou molares. (Excepções: Os dois PM1, um PM2 sem considerar M3, como mencionado nas faltas.)
  •  Peito: Esterno pouco desenvolvido.
  •  Qualquer defeito na cauda.
  •  Ombros muito soltos.
  •  Metacarpos virados para a frente.
  •  Cor preta sem afogueados, cor branca, com ou sem afogueados.
  •   Outras cores para além das descritas "Cor".
  •  Qualquer cão que apresentar anormalidades físicas ou de comportamento deve ser desqualificado.

Resumo Histórico

O Baixote, também conhecido por Dachshund ou Dackel ou Teckel, é conhecido desde a Idade Média. Desde a altura dos «Bracken», os cães foram sendo constantemente criados seleccionando, especialmente os mais adequados, para a caça debaixo da terra. A partir desses cães de pernas curtas, o Baixote evoluiu e foi reconhecido como uma das raças mais versáteis e úteis de cães de caça. Possui também excelentes desempenhos acima do solo, perseguindo a caça enquanto ladra, buscando e rastreando a caça ferida. O mais antigo clube dedicado à criação de Baixotes é o «Deutsche Teckelklub» (Clube Teckel Alemão), fundado em 1888. Durante décadas, o Baixote tem sido criado em três tamanhos (Teckel, Teckel Miniatura e Teckel kanichen) e em três diferentes tipos de pelagem (pêlo liso, cerdoso e comprido).

Outros

Utilização

Cão de caça acima e abaixo do solo.

Provas de Trabalho

Sim

Nota

Os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal, bem descidos no escroto.

Número do estalão 148

Data de publicação do estalão de origem em vigor 13 Março 2001

Data da última revisão Doglink 1 Março 2013

Traduzido por Doglink

Fonte Fédération Cynologique Internationale