Registo

Outros nomes da raçaBobtail

GrupoGrupo 1 - Cães Pastores e Boieiros (excepto Boieiros Suiços)

Secção do grupoSecção 1 - Cães Pastores

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadePastoreio de ovelhas

Características principaisDócil e equilibrado

TamanhoGrande

Peso27 - 40 kg

Altura56 - 62 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida11 anos

Nivel energéticoMédio

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoElevado

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesBaixo

Cuidados com a pelagemElevado

Foto Antigo Cão de Pastor Inglês

Sabia que

O Old English Shepherd é conhecido por Bobtail pois antigamente as caudas (tails) destes cães eram cortadas (bobbed).

Brincalhão e carinhoso, o Antigo Cão de Pastor Inglês (mais conhecido como Bobtail) parece o peluche perfeito para qualquer criança. Mas atenção pais: os cães desta raça não são para serem deixados num canto e ignorados depois das brincadeiras! Carentes de atenção e afecto, os Bobtails exigem uma família dedicada que lhes dê exercício, educação e cuidados de higiene apropriados. Resumidamente, o trabalho que um dono tem com o seu Bobtail é tanto quanto o seu porte vistoso e personalidade divertida. Será que esta é a raça ideal para si?

Como todos os cães de pastoreio, habituados a trabalhar com o rebanho o dia inteiro, o Bobtail precisa de muito exercício. No mínimo, deve participar com ele em algum tipo de actividade interactiva (ex. jogging, agility, brincar com brinquedos) pelo menos duas vezes por dia durante meia hora. Apesar de precisarem de muito exercício (não tanto quanto outras raças de pastoreio mais pequenas – ex. Border Collie), os Bobtails podem viver em apartamento pois o mais importante para eles é estarem junto da sua família.

Por serem tão orientados para a sua família, são fracos candidatos a ficarem horas no jardim ou a viver confinados num canil – isso só irá destruir o seu temperamento e bem-estar emocional. Se passa muitas horas fora de casa, o mais provável é chegar a casa e encontrar o seu Bobtail muito aborrecido ou, pior, a sua casa “de pernas para o ar”. São cães que precisam de companhia, seja ela de humanos ou de outros animais!

Outro aspecto importante para quem adquire um Bobtail é a sua educação. Como qualquer cão, o Bobtail precisa de regras e uma educação firme. É fácil ignorar ou até achar piada às teimosias do Bobtail quando ele é pequeno, mas quando cresce é impossível ignorá-las. Por isso, deve-se impor disciplina desde cedo.  

O Bobtail é geralmente um cão teimoso que não responde bem a métodos que envolvam punição. A maneira mais eficiente para o educar é dando um treino positivo com recompensas. Uma vez motivado, “não há pai para ele”!

A educação deve também passar por habituar o seu Bobtail desde cedo a cuidar da sua higiene, para que de futuro não seja um sacrifício para ambos. O pêlo denso e de dupla camada do Bobtail exige, pelo menos, 3 a 4 horas de escovagem todas as semanas para se manter bonito e saudável. Além disso, é essencial manter as orelhas e os olhos limpos para que não sejam atraídas bactérias e se contraiam infecções. Enquanto dono, você deve gostar de tratar da higiene do seu Bobtail ou, se não gostar, deve ter condições financeiras para pagar a um profissional de grooming.

Se é daquelas pessoas que adora ter a casa toda arrumadinha e a brilhar, então talvez o Bobtail não seja a melhor raça para si. A pelagem densa e comprida do Bobtail atrairá alguma sujidade para dentro de casa, quando beber água será inevitável molhar a “barba” e mesmo escovado irá sempre haver algum pêlo acumulado no chão. Mas se conseguir tolerar alguma confusão, gosta de grooming e quer ter um cão que o acompanhe em todas as actividades sem perder a alma de cachorro, então o Bobtail poderá ser o seu fiel companheiro!