Registo

Outros nomes da raçaAkita Japonês, Shishi Inu, Akita Inu

GrupoGrupo 5 - Cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo

Secção do grupoSecção 5 - Spitz Asiáticos e raças semelhantes 

País de origemJapão

Primeira utilidadeCaçador de Caça Maior

Características principaisFiel e equilibrado

TamanhoGrande

Peso34 - 50 kg

Altura61 - 67 cm

PelagemCurta

Esperança média de vida15 anos

Nivel energéticoBaixo

Nível de brincadeiraMédio

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemBaixo

Foto Akita

Sabia que

"Inu" significa "cão" em Japonês e Akita é uma província japonesa. É daí que o Akita Inu ganhou o seu nome. O Akita é um cão que detém a honra de ser chamado de "Monumento Nacional" no Japão.

O Akita Inu mais conhecido do mundo foi um cão japonês chamado Hachiko que ficou célebre no Japão pela sua lealdade notável. Todos os dias, ao final do dia, Hachiko ia à Estação de Comboios de Shibuya esperar o seu dono. Num desses dias, o seu dono faleceu e nunca mais voltou. Hachiko esperou na estação pelo seu regresso durante nove anos, até ao último dia da sua vida. É este temperamento persistente de Samurai que cativa todos os que conhecem esta raça.

De facto, os Akitas são animais extremamente fiéis, dóceis mas também territoriais com a sua família. Por isso, se recebe muitas visitas em casa prepare-se porque o seu Akita não os vai receber como se de velhos amigos se tratassem, parecendo até um bocado indiferente. Por outro lado, vai querer também um bocadinho de atenção e carinho para si próprio. Como um bom cão de guarda, o Akita é cão extremamente observador, ao ponto de conseguir distinguir entre um amigo ou parente do dono, um electricista ou mesmo um inimigo real. Por isso, se chegar alguém com más intenções o Akita vai logo desconfiar mas só irá mostrar agressividade para com pessoas estranhas em situações extremas.

Em casa, apesar de gostarem de toda a família, vão eleger um dos membros como seu líder. No entanto, tal como os outros cães, obedecem aos demais de igual forma, mantendo com um ou com outro mais ou menos afinidade de acordo com a hierarquia existente dentro da matilha. Outro aspecto a considerar na aquisição de um Akita é a sua relação com as crianças. A agitação das brincadeiras dos mais pequenos deixa o Akita um pouco impaciente, por isso mesmo, não é a raça mais indicada para uma família com crianças.

Devido ao seu passado, o Akita é um cão bastante territorial e é feliz sendo o único animal da casa. Pois é, o Akita não gosta de partilhar o seu espaço com outros animais, por isso mesmo é importante sociabilizá-lo desde tenra idade para que comportamentos agressivos possam ser evitados, o que pode acontecer caso o gato da sua vizinha entre no seu jardim ou mesmo quando o for passear, já que o seu temperamento dominante leva-o à expectativa que os outros cães sejam submissos.

Outra característica do Akita é o facto de ser um cão silencioso, só ladrando mesmo quando necessário. Não é que sejam tímidos ou não gostem de falar... nada disso! Os Akitas até têm muito para dizer sobre muitos assuntos: um rosnar baixo quando sentem uma ameaça, um pequeno uivo quando a comida está a ser preparada ou uma rosnadela de brincadeira quando o dono chega a casa. O ladrar excessivo pode ser sinal de que está aborrecido, negligenciado ou tem um comportamento obsessivo-compulsivo. Se este é o seu caso, leve-o a um especialista ou então os seus vizinhos vão ficar à beira da loucura.

Este Samurai de personalidade forte precisa de um dono consistente. Um “não” significa mesmo “não” e nunca “ok, mas só desta vez!” ou “pronto...”. Isso só irá confundir o seu Akita e fará com que este se questione sobre a hierarquia da família. Lembre-se que, é um cão de grande porte, quase com 40 kg, e por isso obediência é um factor imperativo.

Como animal de casa, o Akita destaca-se por ser muito limpo adaptando-se facilmente às regras da casa e desde que possa ser exercitado regularmente e tenha acesso a jardins, adaptar-se-á bem à vida num apartamento. Apesar de adorar a companhia humana, pode também viver fora de casa mas deverá ser levado a passear para prevenir a destruição do seu jardim. Caso o deixe sozinho no jardim ou canil sem lhe ligar nenhuma, o Akita aborrecido tornar-se-á destrutivo e poderá desenvolver problemas de personalidade. Lembre-se que os Akitas Inus são cães orientados à sua matilha ou família, e quando isolados desta podem sofrer de stress.