Registo

Aparência Geral

O Airedale Terrier é o maior dos Terriers. É um cão musculado, activo, relativamente compacto, sem tendência a ser pernalta ou excessivamente comprido de tronco.

Cabeça

Bem balanceada, sem diferença aparente, em comprimento, entre o crânio e o chanfro. A cabeça não deve possuir quaisquer rugas.

Crânio

Longo e plano, não muito largo entre as orelhas e estreitando ligeiramente no sentido dos olhos.

Stop

Dificilmente visível.

Trufa

Preta.

Chanfro

Bem cheio diante dos olhos; não sendo nem côncavo nem encavado abaixo dos olhos, ao invés um delicado cinzelamento evita a aparência  cuneiforme ou plana.

Lábios

Justos.

Maxilas e Dentes

O maxilar superior e inferior devem ser profundos, poderosos, fortes e musculados. É desejável um focinho robusto, sem excessivo desenvolvimento dos maxilares que dê uma aparência arredondada ou saliente às bochechas. Dentes fortes. A mordedura ou oclusão é tipo tesoura, isto é, os incisivos superiores recobrem os incisivos inferiores e estão inseridos de preferência ortogonalmente aos maxilares. Mordedura em pinça ou torquês (incisivos superiores tocam no topo dos incisivos inferiores) é também aceitável. Prognatismo e enognatismo são indesejáveis.

Faces

Niveladas e não cheias/volumosas. Um cão “bochechudo” é indesejável.

Olhos

Escuros, pequenos e não salientes. Devem demonstrar a expressão, entusiasmo e inteligência dos Terriers. Olhos claros e proeminentes são altamente indesejáveis.

Orelhas

Em forma de "V" portadas lateralmente, pequenas mas no entanto proporcionais ao tamanho do próprio cão. A linha superior das dobras das orelhas fica ligeiramente acima do nível do crânio. Orelhas pendentes ou orelhas demasiado altas são indesejáveis​​.

Pescoço

Seco, musculado, de comprimento e espessura moderados, alargando gradualmente para os ombros e sem barbelas.

Tronco

Dorso

Curto, forte, recto e nivelado, não apresentando nenhuma flacidez.

Lombo / Rim

Musculado. Em cães curtos e com costelas bem arqueadas, o espaço entre a última costela e os quadris é reduzido. Quando o cão tem um lombo comprido, esta zona apresenta uma certa flacidez.

Peito

Profundo (isto é, aproximadamente ao nível dos cotovelos), mas não largo. Costelas bem arqueadas.

Cauda

A cauda deve ser de inserção alta e portada alegremente - jamais enrolada sobre o dorso. Bem forte e substanciosa. Nos exemplares com cauda cortada, a extremidade da cauda deve estar no mesmo nível do topo do crânio. 

Membros Anteriores

Cotovelos

Perpendiculares ao tronco, trabalhando livremente nas laterais.

Ombros

Longos, bem voltados para trás e inclinados. Escápulas planas.

Antebraços

Pernas perfeitamente rectas e com boa ossatura.

Mãos

Pequenas, redondas e compactas; almofadas com boa espessura e bem acolchoadas. Dedos moderadamente arqueados, não virando nem para dentro, nem para fora.

Membros Posteriores

Coxas

Longas e fortes.

Joelhos

Bem angulados, não virando nem para dentro nem para fora, ou seja, correctamente direccionados para a frente.

Pernas

Musculadas.

Jarretes

Bem descidos, paralelos entre si quando vistos por trás.

Pés

Pequenos, redondos e compactos; almofadas plantares com boa espessura e bem acolchoadas. Dedos moderadamente arqueados, não virando nem para dentro nem para fora, ou seja, correctamente direccionados para a frente.

Movimento

Membros trabalham correctamente direccionados para frente. Anteriores movimentam-se com desenvoltura paralelamente aos lados. Quando se aproximam, os anteriores devem formar uma continuação da linha recta frontal, com as patas mantendo-se afastadas na mesma distância dos cotovelos. A força propulsora é fornecida pelos posteriores.

Pelagem

Pêlo

Duro, denso e de arame, não tão longo a ponto de parecer "esfarrapado". Pelagem lisa e justa, cobrindo o corpo e as pernas; a pelagem externa é duro, de arame e rígido, enquanto que o subpêlo é mais curto e macio. As pelagens mais duras são crespas ou apenas ligeiramente onduladas; pelagens encaracoladas ou macias são altamente indesejáveis.

Cores

A sela no dorso é preta ou grisalha assim como a parte superior do pescoço e a superfície dorsal da cauda. Todas as outras partes são castanhas. As orelhas apresentam muitas vezes a cor castanho escuro e um  sombreado pode ocorrer em torno do pescoço e nas laterais do crânio. Alguns pêlos brancos entre os membros anteriores são aceitáveis.

Dimensões

Altura ao garrote nos machos

Aproximadamente de 58 a 61 cm.

Altura ao garrote nas fêmeas

Aproximadamente de 56 a 59 cm.

Comportamento

Expressão viva, de rápidos reflexos, sempre na expectativa de qualquer movimento. O seu carácter é demonstrado pela expressão dos olhos, pela posição das orelhas e pela cauda erecta. Sociável, confiante, simpático, corajoso e inteligente. Está sempre em alerta, não sendo agressivo, mas sim destemido.

Faltas

Qualquer afastamento aos pontos descritos, deve ser considerado como falta e penalizado na exacta proporção da sua gravidade e efeitos na saúde e bem-estar do cão.

Faltas eliminatórias

  • Cães agressivos ou extremamente tímidos. 
  • Qualquer cão que apresentar anomalia física ou comportamental deve ser desqualificado.

Resumo Histórico

O Airedale Terrier é um nativo da Grã-Bretanha, do condado de Yorkshire, e supõe-se que a Exposição de Airedale que deu o nome à raça. Muitos “Terriers Ribeirinhos” dos vales dos rios Wharfe, Calder e Aire foram exibidos nesta exposição, tendo havido um grande número de exemplares da raça em ring.

É a maior de todas as raças Terriers e reúne todas as características deste grupo de cães, sendo também conhecido como o Rei dos Terriers.

O Airedale Terrier tem um faro extraordinário, tendo sido utilizado em África, Índia e Canadá para rastrear. Para além disso, auxiliou a Cruz Vermelha em épocas de guerra e foi utilizado no policial e nas forças armadas da Grã-Bretanha e Rússia.

Outros

Utilização

Terrier

Provas de trabalho

Opcionais

Nota

Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

Número do estalão 7

Data de publicação do estalão de origem em vigor 8 Outubro 2012

Data da última revisão Doglink 22 Fevereiro 2013

Traduzido por Doglink

Fonte Fédération Cynologique Internationale