Registo
Foto Wendy, uma Bully Whippet

Quem olha para as fotos de Wendy pensa que se trata de uma montagem. Quem a vê na rua pensa que tomou esteróides. Nem uma coisa nem outra. Este Whippet sofre de uma mutação genética que faz com que o seu corpo seja extremamente forte e imponente.

Os Whippets são cães de corrida que pesam cerca de 10 kilos e cuja estrutura aerodinâmica lhes valeu o título de uma das raças mais velozes do mundo. A sua selecção tem sido maioritariamente feita de acordo com a sua velocidade de corrida, sendo que os whippets utilizados para corrida apresentam uma maior musculatura e maior velocidade.

Um estudo conduzido pelo National Institute of Health, demonstrou que a diferença dos Whippets que são seleccionados para corrida e os que não são está numa mutação que se verifica no gene da mioastina (Mstn). A Mstn é uma proteína que regula negativamente a massa muscular, isto é, quando o gene sofre mutação deixa de ser produzida esta proteína e forma-se um grande número de fibras musculares. Isto faz com que estes animais apresentem um peso superior (cerca de 16 kilos) mas sejam também normalmente rápidos.

Quando um animal possui duas cópias desta mutação, como é o caso da Wendy, então apresenta uma musculatura desproporcional ou “dupla musculatura”, sendo por isso referido como “bully” whippet.

A Wendy pesa 27 kilos e é pura massa muscular mas – está claro – não é tão ágil quanto os seus irmãos sem mutação ou heterozigóticos (com uma cópia da mutação).

“As pessoas referem-se à Wendy como Arnold Schwarzenegger", diz a sua dona Ingrid Hansen.

A mutação só foi verificada em Whippets e é relativamente rara não apresentando uma mais-valia - pelo contrário - para os animais de corrida. Existe uma maior incidência em cães que nascem de cruzamentos entre Whippets de corrida que sejam heterozigóticos.

Adaptada de The New York Times.

Veja um vídeo de Wendy:

 

Nos canídeos esta mutação só foi encontrada em Whippets, mas já há casos em que surgiu noutras espécies mamíferas: incluíndo gado bovino (os famosos Belgian Blue Beef), ovelhas e até humanos.

 

Fonte: Wafflesatnoon