Registo
Foto Terapia animal na recuperação de crianças

No Brasil, em São Paulo, o Hospital Infantil Sabará lançou no final do ano passado um projecto inédito: a entrada e visita de cães às crianças internadas. Cães treinados para dar carinho e atenção às crianças fazem visitas periódicas aos pequenos pacientes internados.

O programa de Terapia Assistida por Animais, chamado Cão Terapeuta, permite que cães devidamente treinados passem algum tempo junto dos pacientes no hospital. Durante as visitas, além das tradicionais festinhas e brincadeiras, os cães estimulam a socialização das crianças, que dessa maneira se tornam mais receptivas ao ambiente hospitalar.

As Terapias Assistidas por Animais são, já há algum tempo, uma realidade em vários países americanos (Terapia com animais num hospital em 1956) e tem-se demonstrado o grande benefício dos animais no tratamento de doenças, auxiliando na recuperação de pacientes.

“O animal é um amigo do homem, seja adulto ou criança! Estes cães são parceiros valiosos pois trabalham como co-terapeutas e, juntamente com profissionais ligados à saúde, são utilizados para o tratamento de seus pacientes”, explica Paulina Basch, coordenadora do projecto e Diretora Técnica do Hospital Infantil Sabará.

O programa é uma parceria entre o Hospital Sabará e a ONG Cão Cidadão. Nove cães participam das visitas semanais, indo reversando entre eles. Todos têm a documentação necessária e preenchem os requisitos de higiene e de saúde exigidos pelo protocolo aprovado mundialmente, ou seja, estão vacinados, desparasitados, realizam exames às fezes regularmente e possuem um atestado de saúde da veterinária do projecto. Além disso, manter uma boa higiene oral (escovagem dos dentes) é obrigatório e, no dia da visita, os cães têm que tomar banho. “Para garantir o bem-estar dos pacientes e do próprio cão, este recebe um treino especial, realizado pela equipa de profissionais da Cão Cidadão, durante o qual o animal aprende a se comportar de maneira subtil e calma, e a fazer alguns truques para divertir as pessoas que recebem a visita. Para fazer parte do projecto, os cães passam por uma triagem onde são realizados testes de comportamento e agressividade, e são seleccionados com base nas suas habilidades comportamentais para serem ‘cães terapeutas’”, afirma Paulina.

Todas as crianças internadas nos quartos, desde que não apresentem nenhuma restrição médica, recebem a visita dos cães.

Ainda em fase inicial, a parceria entre o Hospital Sabará e a Cão Cidadão é vista como um programa importante. “Acreditamos que um trabalho conjunto faz a diferença e que a dedicação tem as suas recompensas. Este trabalho dá a sensação de missão cumprida, pois sabemos que pequenas acções influenciam a vida das pessoas”, conclui Paulina.

Veja as fotografias dos cães a fazer terapia e a alegria no olhar das crianças:

 Fonte: Hospital Infantil Sabará