Registo
Foto Sara Beth regista últimos momentos entre donos e cães

Dizer adeus ao nosso cão é a fase mais complicada (e inevitável) da relação dono-cão. Muitas vezes, é um período de luta desgastante e fulminante para ambos. Uma última fotografia pode ser o símbolo desta amizade que ficará perpetuada para sempre.

Foi por isso que a fotógrafa americana Sara Beth lançou o projecto "Joy Session" há três anos atrás, no qual as fotografias têm como tema a despedida entre cães e os seus donos.

A ideia surgiu um pouco antes do Natal de 2009 quando Sara se preparava para fazer uma sessão fotográfica com Joan e a sua cadela labradora chamada Joy.

Na altura da sessão, Joan estava a receber cuidados paliativos e tinha com pouco tempo de vida. Joy era o seu cão de serviço que a salvou inumeras vezes pois era capaz de detectar os seus ataques de hipoglicemia.

“Quando fui para esta sessão, eu sabia que Joan não tinha muito mais tempo de vida. Mas nunca pensei que iria acabar por encontrar um mulher tão engraçada, vibrante e feliz. Ela sentia-se tão abençoada por ter Joy na sua vida, e os seus olhos iluminavam-se de cada vez que contava uma história sobre ela”, escreveu Sara no seu site.

O nome das sessões foram não só um tributo à relação de Joan e Joy, mas também por esta ser uma oportunidade de celebrar a vida e a alegria (joy) que estes animais trazem à vida das pessoas.

Todos os animais fotografados estavam perto de falecer, fosse por doenças graves ou pela idade avançada. Os animais faleceram poucos dias após as fotos serem tiradas.

Saiba mais sobre este projecto aqui.