Registo
Foto Parque Canino de S. Pedro do Estoril

O concelho de Cascais conta a partir de sábado, 6 de junho, com um parque canino para que a população possa exercitar e socializar os seus cães em segurança, sem trela, mas num ambiente controlado e sempre sob supervisão dos donos. É uma obra realizada no âmbito do Orçamento Participativo de Cascais 2012.

O “Dog Park", situado na Praceta Abel Fontoura, em S. Pedro do Estoril, é constituído por um espaço verde com áreas diversas: um espaço reservado à prática de atividades com cães, um relvado polivalente, percursos com zonas de estar, entre outros. A intervenção inclui, ainda, a reformulação do estacionamento.

Tendo em conta que cerca de metade da população de Cascais tem animais de estimação, este projeto visa promover a socialização entre os donos dos cães e os seus animais em ambiente seguro. Por outro lado, promove-se a diminuição do número de animais que passeiam noutras zonas ajardinadas, evitando, assim, estragos que os animais mais ativos poderão fazer nesses espaços.

Está, assim, garantido uma zona onde coexistem usos e funções, respeitando a identidade local, nomeadamente a ribeira e os elementos construídos, tais como a nora e o tanque de rega. 

Está, igualmente, prevista a animação do espaço através de patrocínios e parcerias com clinicas veterinárias, lojas de animais e associações dedicadas à causa animal.

O parque possui várias facilidades esseciais como bebedouro, caixote do lixo ou área de transição. Além disso, à porta estão descritas as condições de utilização do parque, sendo algumas delas:

  • Mantenha o seu cão sob vigilância constante;
  • Tenha a trela sempre à mão;
  • Não utilize o recinto como WC ou lixeira;
  • Evite que as crianças brinquem neste espaço – nem todos os cães estão sociabilizados com crianças;
  • Evite que o cão escave buracos;
  • Não são permitidos cães agressivos.

Com estas e outras regras de senso comum, este novo espaço será concerteza benéfico para todos os seus visitantes.

Bons passeios!

Fotografias: Dog Park (Parque Canino) em São Pedro do Estoril