Registo
Foto Obie, o Baixote que pesava 34 Kg

Não são só os humanos que se deparam com o problema da obesidade. A maioria dos cães adora comer, e se não tiverem donos que lhes metam um travão, então muitos podem ficar obesos. Foi o que aconteceu ao Obie, um Baixote de 6 anos de idade que vive no Estados Unidos e que morava com um casal de idosos. Sem saúde e com falta de suporte, os donos do Obie cediam a todos os seus desejos no que toca à comida, sem quaisquer limitações, tendo o Obie atingido mais 25 kg do que o peso normal de um Baixote!

Em 18 de Agosto de 2012, com muita pena dos donos e lágrimas à mistura, o Obie foi resgatado por Patricia, da associação Oregon Dachshund Rescue, sendo posteriormente entregue a Nora Vanatta. Esta técnica veterinária com experiência em nutrição e comportamento animal, iniciou uma campanha de angariação de fundos (Biggest Loser, Doxie Edition) para transformar Obie num cão novamente saudável e, mais do que isso, inspirar as pessoas e os seus cães a levarem um estilo de vida saudável.

O processo de reabilitação do Obie passou por alteração dos seus hábitos alimentares, fisioterapia, hidroterapia  – sempre acompanhado da ajuda de profissionais. A gordura do Obie foi gradualmente substituída por massa muscular e em 140 dias, este conseguiu perder 12 kg. Também o seu comportamento tímido e quieto passou a extrovertido e agitado.

Após perder tanto peso, a sua pele começou a acumular-se dificultando os seus movimentos. Na passada terça-feira (30/04/2013), o excesso de pele acumulado foi removido no veterinário Oregon Expert Vets.

Segundo a dona Nora o Obie está na recta final para atingir o seu objectivo. Aqui fica uma imagem para ter ideia do que o Obie atingiu:

Antes e Depois - Fotografia tirada antes da cirurgia.

 

Fonte: obiedogBiggest Loser, Doxie Edition