Registo
Foto O seu cão está feliz de o ver?

A maioria dos donos reconhece que o seu cão está feliz quando está com a cauda a abanar, mas da próxima vez que entrar em casa talvez queira prestar atenção ao rosto do animal.

Especialistas em comportamento animal da Universidade de Azabu, em Sagamihara (Japão), descobriram que as emoções dos cães são reveladas por movimentos faciais específicos que indicam se o cão está realmente contente por ver o dono ou não. Este estudo foi publicado no Jornal Científico Behavioural Processes.

O estudo envolveu 12 cães e decorreu num quarto dividido por cortinas pretas que abriam ligeiramente para que cada cão pudesse ver o que estava do lado de lá. Através de câmaras de alta velocidade, os investigadores monitorizaram as alterações faciais dos cães no momento em que as cortinas se abriam e estes viam o dono, um estranho, um brinquedo ou um item que não gostavam (p.ex. corta-unhas). Foram postos sensores na cara dos cães para ajudar a rastrear os movimentos com a câmara.

As descobertas foram no mínimo interessantes:

  • meio segundo depois de terem encontrado os seus donos, os cães tendem a mexer a sobrancelha esquerda para cima;
  • quando conhecem uma pessoa nova, os cães deslocaram a sua orelha esquerda para trás;
  • quando foram apresentados a um objecto que não gostavam, os cães deslocaram a orelha direita.

De acordo com o Dr. Nagaswa, “o movimento das sobrancelhas pode indicar uma resposta visível pelo que os cães tendem a olhar para os seus donos atentamente”.

Os investigadores descobriram ainda que as alterações ligeiras nos diferentes lados da face são um reflexo da actividade de várias partes do cérebro que controlam as emoções.

Mas nem tudo foi linear, quando os cães viam os donos exibiam sinais positivos mas também negativos. Segundo Nagasawa, a resposta negativa pode resultar do facto do cão não poder tocar no dono.

O Dr. Nagasawa acrescenta que “ter um dono é um factor social significativo para os cães e isto sugere que o elo humano-cão tem uma base biológica.” Afirma ainda que “os cães são animais altamente sociáveis e comunicam através de inúmeras expressões faciais. Como tal, estes métodos de comunicação podem ter um papel muito importante na comunicação com humanos.”

 

 

Fonte: Telegraph