Registo
Foto Mais um Cão de Água Português na Casa Branca

O ex-presidente dos EUA, Harry Truman, disse uma vez: "se quiser ter um amigo em Washington, arranje um cão". O presidente Obama ouviu o conselho e tem agora dois Cães de Água Portugueses.

Ontem, no dia 20 de Agosto de 2013, a família Obama anunciou a chegada de um novo membro canino: a Sunny. O nome foi escolhido devido à sua personalidade alegre. A Sunny nasceu no Michigan em Junho de 2012, e chegou à Casa Branca na passada sexta-feira. Assim como o antigo cão da família, Bo, Sunny é um Cão de Água Português, a raça de eleição da família Obama por causa das alergias de Sasha, a filha mais nova de Barack e Michelle Obama.

No passado Outubro, a primeira-dama organizou um encontro canino por sentir que Bo não tinha interacção suficiente com cães. "Foi o primeiro sinal de que Bo estava a precisar de companhia..." revela Michelle.

O público pode esperar que a Sunny siga os passos de Bo fazendo companhia ao Presidente no Salão Oval, participando nas caminhadas diárias depois das 18:30 h ou mesmo aproveitar o colo da primeira-dama (veja vídeo).

Mas se por um lado a chegada do novo membro gerou bastante alegria à família, por outro lado já está a gerar alguma polémica juntos dos activistas de protecção animal. A presidente Ingrid Newkirk da Washington Humane Society revelou a sua indignação à revista Radaronline: "Parece que foi no outro dia que o jornal The Washington Post revelou que a sobrepopulação de cães e gatos é tão grave que a Washington Humane Society está a colocar os gatos em jaulas nos corredores e a empilhar demasiados cães nas boxes dos canis. Pelos visto, a família Obama não ouviu o apelo de "adopte, não compre", aceitando de bom grado o primeiro cão, Bo, e adquirindo um segundo, Sunny, através de um criador. Esta atitude no mundo de protecção animal é equilavente a pontapear um vagabundo." Mas a família justifica esta aquisição com as alergias da filha.

Em honra de Sunny, os Obama vão fazer uma doação para o Washington Humane Society. Ainda assim Newkirk lança o desafio à família: adoptar um cão. " Vá lá, Sr. Presidente, só mais uma vez. Dê o exemplo e salve a vida de um animal abandonado."

Veja de seguida o vídeo de apresentação de Sunny e momentos de diversão entre os dois animais:

 

Fonte: Whitehouse, Radaronline