Registo
Foto Kennel Club reconhece Perdigueiro Português

O número de raças reconhecidas pelo Kennel Club do Reino Unido subiu agora para 212 depois deste reconhecer o Perdigueiro Português. Trata-se da segunda nova raça a ser acrescentada nos últimos cinco anos e faz parte das 137 raças estrangeiras.

Além do Perdigueiro Português, já tinham sido reconhecidas três raças portuguesas: Cão de Serra da Estrela, Podengo Português (nas suas três variedades) e Cão de Água Português.

Segundo as práticas do clube, o Perdigueiro Português fará parte provisoriamente da listagem de 20 raças estrangeiras que se encontram a aguardar integração oficial no livro de origens do Kennel Club.

A raça não é de todo nova no país, existindo até já alguns exemplares. No entanto, o Kennel Club acrescenta que não há um número preciso de exemplares para que a raça passe a constar oficialmente no Livro de Origens do Kennel Club.

Caroline Kisko, secretária do Kennel Club, explica: "A diversidade de raças no país tem crescido durante os últimos tempos. O processo de uma raça possuir um pedigree reconhecido pelo Kennel Club demora várias gerações, mas uma vez que este reconhece a raça significa que sabemos que os exemplares descendem de uma linhagem de confiança; os seus futuros donos vão ter um cão com determinadas características previsíveis em termos de temperamento, exercício e cuidados com a pelagem. Isso facilita que os cães encontrem proprietários responsáveis.”

A inclusão do Perdigueiro Português é mais um sinal da crescente popularidade das raças estrangeiras neste país, num momento em que muitas raças inglesas estão cada vez mais ameaçadas. Nenhuma das 10 raças que tiveram maior crescimento nos últimos anos no Reino Unido é britânica. Como exemplo, o Bouledogue Francês e o Chihuahua tiveram crescimentos de 1232 % e 700 % respectivamente. As 4 raças mais conhecidas no país são Labrador, Pastor Alemão, Pug e Bouledogue Francês.

Caroline acrescenta ainda que: "Temos raças maravilhosas neste país. Infelizmente, algumas das raça históricas britânicas têm saído de moda e têm vindo a ser esquecidas."

Fonte: The Kennel ClubThe Telegraph