Registo
Foto Inauguração da Casa dos Animais em Monsanto

A Casa dos Animais de Lisboa (CAL), a nova designação do canil/gatil municipal situado em Monsanto, foi inaugurada hoje (28 de Julho 2014), numa cerimónia que pretendeu marcar uma nova fase deste equipamento.

Acolher e tratar com dignidade todos os animais, combater o abandono e promover a adoção segura e responsável, porque o destino final de cada animal não pode ser outro que não o da adopção”.

Este é o lema da CAL que surge agora completamente requalificada, quer a nível de instalações, como de procedimentos. Um trabalho só possível de concretizar com o apoio de toda a sociedade civil, como sublinhou na sua intervenção António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, após uma visita efetuada ao local.

Mais moderno e funcional, o novo equipamento de Monsanto contempla agora boxes amplas, salas para cachorros e gatinhos, blocos de adoção, salas de vacinação e quarentena e até mesmo zonas de recreio para cães.

Por outro lado, frisou Duarte Cordeiro, vereador da Higiene Urbana, a cultura organizacional da CAL mudou, estabelecendo-se procedimentos que assentam em regras de transparência e de boas práticas. A abertura de inscrições na CAL para voluntários é disso exemplo. Quem pretender ajudar a CAL poderá fazê-lo, seja passeando os animais ou participando em campanhas programadas de sensibilização para a adoção.

A inauguração da CAL ficou ainda marcada pela celebração de vários acordos de cooperação com as faculdades de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, bem como com a Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais e o Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização de Animais Abandonados.

Adoptar um animal na CAL

A CML tem vindo a promover a adopção responsável, muitas vezes em cooperação com associações de protecção de animais. Nesse sentido, o Portal da CML disponibiliza informação sobre os animais em condições de adoptar e que podem ser visitados na CAL. Informação semelhante pode ser encontrada na página do “facebook” da Casa dos Animais que, de acordo com o vereador Duarte Cordeiro, entra hoje em funcionamento. Também pode ver alguns cães que estão para adopção no Doglink (veja aqui).

Sempre que adoptar um animal na CAL o estabelecimento irá prestar serviços e atos médicos gratuitos, designadamente esterilização, desparasitação, identificação electrónica, medicação, programas de treino e acompanhamento do animal adoptado.

Nova provedora dos animais

A jurista Inês Real é a nova provedora dos animais da Câmara de Lisboa, função que terá agora mais "alcance", lembrou António Costa, devido à recente legislação que criminaliza os maus tratos a animais. Além da fiscalização, a figura da provedora terá um papel importante de acompanhamento de todo o trabalho municipal.

A nova Casa dos Animais de Lisboa (CAL) foi inaugurada hoje em Monsanto por António Costa, presidente da Câmara de Lisboa. O equipamento, que sofreu uma requalificação profunda, abre-se agora à cidade com instalações mais modernas e funcionais, mas sobretudo com novos procedimentos, assentes em regras de transparência e boas práticas.

Fonte: CM-Lisboa