Registo
Foto Hospital veterinário com preços simbólicos para donos carenciados

O Hospital Veterinário Alice Moderno, em Ponta Delgada, vai passar a assegurar tratamentos a preços simbólicos a animais cujos detentores apresentem carências económicas. A gestão deste serviço será da responsabilidade de uma Associação de Protecção de Animais através de uma parceria a estabelecer com o Governo Regional.

O parlamento recomenda também ao Governo Regional que desenvolva esforços no sentido da melhoria das instalações deste hospital, de modo a honrar a memória da sua mentora, Alice Moderno, pioneira na defesa dos animais nos Açores, e que doou os terrenos e o edifício à Região, sob a garantia de que seria destinado ao tratamento de animais cujos donos tivessem dificuldades económicas.

A deputada Zuraida Soares assumiu o compromisso de apresentar um projecto de resolução complementar ao que foi aprovado, no sentido de garantir que, em todas as ilhas do arquipélago, os donos de animais com carências económicas passem a encontrar nos Centros de Recolha Oficiais de cada ilha, as mesmas condições que serão disponibilizadas em São Miguel, no Hospital Alice Moderno.

O projecto de resolução aprovado esta tarde na Assembleia Legislativa dos Açores faz ainda uma série de recomendações ao Governo Regional no sentido de promover o bem-estar animal, nomeadamente no que diz respeito ao controlo da população de animais errantes através da esterilização em detrimento da actual política de abate seguida pela maioria dos canis.

O parlamento recomenda ainda ao Governo Regional a dinamização dos processos de licenciamento de centros de recolha oficiais, com condições de alojamento adequadas, a promoção a campanhas de sensibilização públicas contra o abandono e pela adopção responsável, e a sensibilização para a correcção das falhas existentes ao nível dos sistemas de registo dos animais.

Fonte: Açores BE