Registo
Foto Hospital nos EUA permite presença de cão durante cirurgia

Kaelyn Krawczyk, de apenas sete anos, é portadora de mastocitose, uma doença cujos portadores costumam apresentar sintomas como urticária, inchaço, náuseas e falta de ar. As alergias, que aparecem sem qualquer tipo de aviso prévio, podem ser fatais.

A pequena norte-americana, que vive na Carolina do Norte com a família, costumava ter muitas crises, deixando os pais em alerta constante. O casal só pode começar a relaxar quando adquiriram JJ, um cão treinado para prever as crises alérgicas da criança.

Há 18 meses, quando o cão passou a acompanhar a menina, o número de crises diminuiu consideravelmente. O animal é capaz de perceber mudanças químicas ou de comportamento bastante ligeiras no corpo da menina.

Esta semana, ao passar por uma cirurgia, a criança não precisou de se despedir de JJ. A equipa responsável pelo atendimento de Kaelyn no hospital Duke University Medical Center decidiu contar com a ajuda do animal durante a cirurgia.

Apesar dos riscos de infecção, o animal tomou banho e foi autorizado a permanecer junto com a menina durante todo o procedimento. O objectivo era fazer com que o cão avisasse os médicos caso Kaelyn tivesse alguma reacção no momento da anestesia.

"Nesta era de tecnologia, quando temos milhões de dólares investidos em equipamentos, é incrível pensar que temos um pequeno cão a ajudar-nos, muito mais sensível do que todas as máquinas", disse o anestesista Brad Taicher.

A cirurgia, realizada para detectar causa de infecções renais na menina, foi um sucesso e durou cerca de 45 minutos.

Fonte: revistagloboruralAngelPawsforKK