Registo
Foto Fotógrafo captura imagens de cães a trabalhar

O fotógrafo Andrew Fladeboe viajou por vários países para documentar a ligação única das pessoas com os seus cães bem como o desejo destes animais pelo trabalho. Neste álbum, intitulado The Shepherd's Realm, apresentam-se imagens tradicionais de vários países tais como Holanda, Escócia, Franca, Noruega e Nova Zelândia.

Ficam aqui algumas fotografias intercaladas com uma entrevista que mostra a motivação por detrás deste trabalho e o que é que Fladeboe aprendeu com ele.

Porquê cães de trabalho?

Enquanto pesquisava sobre cães, uma coisa que sempre admirei foram as histórias de trabalho. Para mim, os cães são os animais mais inteligentes e o seu trabalho connosco ajudou-nos a evoluir enquanto espécie. Os cães são uma parte essencial da existência humana.

O quão difícil foi capturar a expressão natural dos cães? Os donos ajudaram?

Foi preciso ter alguma paciência e adaptar-me a diferentes situações. Qualquer pessoa consegue tirar uma fotografia de um cão sentado com a língua de fora. O meu objectivo foi capturar fotografias que revelassem a dignidade de cada cão. Foi interessante ter que primeiro trabalhar o dono, pois dependi disso para trabalhar com os cães.

Em cada lugar que visitei os donos utilizavam métodos ligeiramente diferentes para lidar com os seus cães, mas na sua maioria o reforço positivo era o mais presente. Senti que todos os cães com quem trabalhei tinham donos excelentes. Claro que a vida de um cão de campo é dura, mas os cães vivem para trabalhar. Não há nada mais divertido para um collie do que passar o dia todo de volta das ovelhas.

Qual o objectivo de apresentar cães de trabalho?

Quando vejo arte contemporânea com animais este são muitas vezes postos lá como piada ou como metáforas. O meu trabalho pretende apresentar o respeito por estes animais e capturá-los enquanto indivíduos.

O que é que aprendeu durante este projecto? Como é que a sua percepção em relação aos cães mudou?

Aprendi muito acerca da histórias dos cães e o quão importante eles foram (e são) em diferentes culturas e zonas geográficas. Mas vê-los em acção fez-me perceber realmente o quão devotos estes animais são ao ser humano. Eles adoram trabalhar e ter uma relação com os seus donos. Enquanto animais de companhia, os cães têm um papel muito importante, mas para mim o verdadeiro potencial e felicidade de cada cão só é revelado quando trabalham.

Este trabalho está exposto na galeria de Fladeboe em Nova York.

Fonte: Phh Fine Art