Registo
Foto Examinar o efeito dos cães de terapia em crianças com câncro

O que tantos donos já suspeitavam irá agora tentar ser provado pela ciência. A American Human Association, apoiada por duas empresas farmacêuticas (Zoetis e Pfizer), iniciou um inovador projecto chamado Canines and Childhood Cancer research project, que pretende investigar o impacto dos animais de terapia assistida (TAA) em pacientes infantis de oncologia e nas suas famílias.

O objectivo deste projecto é não só fazer investigação baseada em evidências mas também dar um passo à frente no que toca às interacções entre humanos e animais e o tratamento do cancro em crianças. Igualmente importante é melhorar a comunicação entre os médicos e investigadores e perceber os benefícios das TAA no contexto da oncologia pediátrica.

Desde o início do projecto que os terapeutas relatam os benefícios dos cães para as crianças internadas:

Os momentos passados com um cão fazem com que as crianças se esqueçam da dor ou que perderam o cabelo. São umas mini férias para eles."

Por vezes é difícil os pais falarem do que estão a sentir. Os cães, por vezes, são catalisadores para as famílias começarem expressar os seus sentimentos."

O animal não julga ou comenta e isso faz com que as crianças falem muitas vezes com o animal e lhes digam o que estão a sentir."

A equipa de investigadores espera que os resultados deste projecto venham a ajudar tanto os pacientes como as suas famílias a ultrapassarem os desafios que o cancro infantil representa.

Para mais informações sobre este projecto, veja o seguinte vídeo:

Fonte: American Human Association