Registo
Foto Escola de Silves lança novo projecto:

Na Escola Básica de Silves, dois cães ajudam as crianças a superar os problemas de leitura. Este projecto, intitulado de "Ler Cão-fiante", é baseado num programa de sucesso estabelecido em escolas dos Estados Unidos.

Na Escola Básica nº 1 de Silves, as crianças tentam ganhar mais confiança na leitura através do projeto "Ler Cão-fiante". Meninos do 3º ano, lêem em voz alta para dois cães: o Benny, um Labrador Retriever, e a cadela Pipa, uma Schnauzer Miniatura.

O projecto tem a colaboração da Biblioteca Municipal e de uma psicóloga. As técnicas consideram que as crianças ganham mais auto-estima e "soltam-se" na leitura pelo facto de terem como ouvintes os cães. São amigos que não as criticam, não as julgam, o que as ajuda a ultrapassar as dificuldades.

Além de ajudarem as suas capacidades de leitura, a interacção com os cães também as ajuda a ganharem sentido de responsabilidade ao aperceberem-se das necessidades dos cães (horas da alimentação, brincadeira, etc.).

Este processo foi testado com sucesso em escolas dos Estados Unidos e Canadá. Um dos projectos mais reconhecidos no ano passado foi o Tail Wagging Tales, que envolvia a pitbull Elle. 

Os alunos da Escola de Silves anseiam pela aula mensal onde se encontram com os cães e estes aguardam também ansiosamente pelos biscoitos que lhes são dados.

Fonte: TSF