Registo
Foto Donos dão anti-depressivos aos cães para tratar de problemas comportamentais

Cada vez mais pessoas têm cães, mas nem todas têm onde os deixar ou quem lhes faça companhia quando vão trabalhar. Com a solidão e falta de interacção estes animais acabam por desenvolver problemas comportamentais tais como apatia ou comportamentos destrutivos.

Estes sintomas tem-se tornado tão comuns que muitos donos começaram a dar aos seus animais tranquilizantes ou drogas antidepressivas.

Esta tendência levou os veterinários a começarem a alertar os donos acerca do uso de certas drogas já que estas, em vez de tratarem, mascaram os verdadeiros problemas pondo em causa o bem-estar do animal.

Andrew Knight, professor de Bem-estar animal e Ética na University of Winchester, em Inglaterra, declarou ao The Telegraph que:

O número de problemas comportamentais que se verifica em cães, gatos e até noutros animais como os pássaros, é elevadíssimo. Estamos constantemente a ver animais que são agressivos, medrosos ou fora de controlo quando visitam o veterinário, apesar de eu e vários colegas nos esforçarmos para os tratarmos gentilmente e até com recompensas saborosas.

Em vez de tentar acalmar ou até mesmo sedar nossos animais com remédios, está na hora de começarmos a dar aos nossos cães o cuidado e atenção que eles precisam. Só então poderemos dizer que somos uma nação amante de animais”.

Apesar de não haver uma versão de Prozac para cães e gatos, os médicos veterinários podem receitar medicamentos humanos para tratar os animais em certas circunstâncias. Com a falta de informação muitos donos tomam iniciativa própria e começam eles próprios a medicar os seus animais. Isto não acontece só no Reino Unido, em Portugal o consumo de antidepressivos em animais tem vindo a aumentar. 

Um estudo feito pela People’s Dispensary for Sick Animals (PDSA), no Reino Unido, relatou que mais de um quarto dos donos deixa os seus animais em casa sozinhos por mais de 5 horas durante os dias de semana e 250,000 dos cães não sai à rua para passear – o que leva a graves problemas comportamentais.

As pessoas que confiam nos medicamentos para resolver os problemas dos seus cães não conseguem chegar à resolução do problema.

"Ladrar ou destruir a mobília não é mais do que uma tentativa desesperada de atenção e estimulação. Estes problemas estão espalhados na nossa sociedade e constituem um grande problema (não reconhecido) de bem-estar animal”, afirma Dr. Knight.

A British Small Animal Veterinary Association (BSAVA) defende que a medicação só deve ser administrada após “o diagnóstico apropriado da causa do comportamento”, em conjunto com treino apropriado para alterar o comportamento do animal, que deve ser feito por um especialista qualificado e com experiência.

Fonte: The Telegraph