Registo
Foto Cordão Humano pela defesa dos Animais

No dia 24 de Novembro, a partir das 16:00h (15:00h no Açores), realiza-se a iniciativa “Cordão Humano pela adopção e esterilização dos Animais – Não ao Abate!”. Estima-se que 100 mil animais sejam abatidos todos os anos e esta iniciativa pretende não só sensibilizar a população e as autarquias, mas também apelar a uma mudança de políticas.

O Cordão humano é uma iniciativa pela defesa dos animais que irá decorrer em dezassete cidades: Angra do Heroísmo, Braga, Bragança, Espinho, Figueira da Foz, Funchal, Lisboa, Palmela, Ponta Delgada, Porto, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santarém, Setúbal, Silves, Viana do Castelo e Vila Franca do Campo. Em todas estas cidades existem canis municipais e intermunicipais onde se procede ao abate de animais ou não existem programas de adopção e esterilização.

A organização defende que a grande parte dos problemas que afectam negativamente os animais de companhia podem ser prevenidos, impedidos e solucionados pelas Câmaras Municipais. De entre estes os problemas estão: o abandono, negligência e abuso/maus tratos, o seu comércio em lojas e feiras e as condições em que este acontece.

Conscientes da importância das Câmaras Municipais, os manifestantes irão reunir-se à frente das Câmaras de cada município para apelar à mudança de políticas. Para criar maior impacto, a organização pede a quem estiver presente que use preferencialmente roupa preta com uma faixa verde simbolizando a esperança de terminar o luto pelos animais.

Além da manifestação de domingo, foi preparado um manifesto que pretende a implementação de uma política Municipal de Protecção dos Animais.

O manifesto conta com mais de uma dúzia de propostas. Entre as diversas medidas, os subscritores pedem: adopção de uma política de não abateesterilização dos animais errantes recolhidos, a realização de campanhas de sensibilização pública aos detentores de animais contra o abandono e maus tratos, assim como para a adopção responsável dos animais recolhidos e apoio aos animais a cargo de associações de protecção animal e de detentores, que comprovadamente não possuam capacidade económica, possam aceder a tratamentos médico-veterinários, a preços simbólicos.

O manifesto poderá ser assinado durante a manifestação e será entregue no dia 25 de Novembro. Para aceder ao manifesto vá à página oficial do Cordão Humano.