Registo
Foto Congresso Internacional de Comportamento Veterinário

É já hoje que começa o 9 º Congresso Internacional de Comportamento Veterinário. Este evento vai trazer a Lisboa grandes nomes da veterinária comportamental como Karen Overall, Kendal Sheperd, Sarah Heath e Xavier Manteca, que irão debater temáticas como “Lidar com um cão difícil”, “Escolher os medicamentos certos para comportamentos específicos” e “Combinações possíveis e impossíveis de medicamentos”.

O tema do congresso é All different, all the same: from behaviour to welfare - em português: Todos diferentes, todos iguais: do comportamento ao bem-estar. O veterinário Gonçalo da Graça Pereira, da PsiAnimal, que co-organiza o evento, explica que a ideia subjacente é o facto de, muitas vezes, os veterinários estarem cada um a trabalhar para seu lado e se esquecerem que o animal é um todo e que não se devem pender só para as especialidades, esquecendo a ligação entre elas.

Segundo Barbara Schöning, presidente da ESVCE (outra entidade organizadora do evento) este grande congresso é uma óptima oportunidade para aprofundar os temas do comportamento e do bem-estar animal para um público de profissionais veterinários e não veterinários, de forma a aumentar o interesse em geral.

Friza ainda que “os veterinários são confrontados regularmente com problemas de comportamento. Por isso é importante aprender a lidar com o gato não cooperativo numa sala de exames ou evitar que um cão morda o médico. Estas questões são do seu interesse para uma melhor prática clínica diária. Muitos proprietários hoje em dia colocam questões sobre o comportamento e querem respostas. Assim, considero que os médicos veterinários devem aprofundar os seus conhecimentos especializando-se nestas matérias.”

Fonte: veterinaria-atual