Registo
Foto Cães percebem e prevêem o comportamento humano

Um estudo revelou que cada vez mais os cães conseguem perceber e prever o comportamento humano e sugere que as futuras gerações poderão nem necessitar de ser treinadas.

Um estudo conduzido pela Universidade de Abertay, em Dundee, concluiu que a compreensão de um cão sobre a mente humana é cada vez mais instintiva, o que resulta na maior capacidade de prever os desejos e reacções do seu dono.

Os investigadores analisaram o comportamento de 24 cães – alguns altamente treinados e outros sem nenhum tipo de treino – e concluíram que o nível de treino que os animais receberam não interfere na sua reacção aos comandos não-verbais, como apontar o dedo ou acenar.

Uma vez que a reprodução selectiva dos cães deverá continuar, assim também se deverá manter a tendência, já que os cães mais intuitivos têm maior tendência a virem a ser escolhidos como reprodutores.

“O que fez diferença no estudo foi o facto dos animais estarem familiarizados ou não com o humano que estava a dar a ordens. Uma vez que os animais tendem a reconhecer alguns humanos em particular, prestam mais atenção a essas determinadas pessoas, o que significa que conseguem perceber e até mesmo prever o comportamento humano com mais precisão à medida que o grau de familiarização aumenta”, explica Clare Cunningham, co-autora do estudo, citada pelo The Independent.

“Se tais habilidades puderem ser passadas de uma geração para outra, ao longo do tempo os cães vão tornar-se cada vez melhores a prever o comportamento humano”, acrescenta. “Os cães têm sido seleccionados desde o processo de domesticação para aceitarem os humanos como parceiros e, como tal, são muito bons a perceber o seu comportamento”, explica a investigadora.

Fonte: Independent