Registo
Foto Cães Panda, a última moda chinesa

Ter um cão como animal de companhia é cada vez mais comum na China e se, há 10 anos atrás, o instinto natural dos chineses era de comer cães, hoje em dia ter um cão virou moda.

Se no ocidente há cada vez mais pessoas que procuram novas roupas e acessórios para dar estilo aos seus cães, na China a nova grande moda é tosquiar e tingir os cães para que se pareçam com Pandas.

Hsin Ch'en, dono de uma loja de animais na província Sichuan diz: “Tal como os ocidentais, os Chineses de classe média procuram um cão para companhia. Até agora as raças mais populares eram os Bouledogues franceses e os Labradores... mas agora o foco tem sido no Cão Panda!”

Hsin Ch'en dá a ideia de que o Cão Panda é uma raça, mas não existe nenhuma raça assim. Estes cães são Chow Chows que foram submetidos a um coloração e tosquia para se parecerem com Pandas.

Hsin Ch'en aperfeiçoou a técnica e hoje em dia esta está espalhada por toda a China. “Com uma boa tosquia e coloração em apenas duas horas é possível ter um Cão Panda. A cor manter-se-á durante 6 semanas.”  Hsin Ch'en garante que a técnica não envolve o uso de químicos ou crueldade animal.

A verdade é: os donos dos cães estão dispostos a pagarem uma quantia extra para terem um cão que se pareça com um panda e a procura é tanta que a oferta não é suficiente!

Além dos Chow Chow também cães de outras raças têm sido tosquiados e tingidos para se parecerem com a mascote nacional.

Fonte: News AU