Registo
Foto Cães outrora abandonados são agora guardiões da cidade

Devido à versatilidade e adaptabilidade dos cães, o presidente de Maipú, no Chile, apresentou na passada segunda-feira a primeira brigada canina do município, composta por cães abandonados e maltratados, que após um mês de treino, irão agora fazer parte da equipa de segurança.

Todos os dias os cães irão ao centro de Maipú para garantir a segurança dos cidadãos. A equipa é, de momento, formada por oito cães (Jimmy, Ossa, Alí, Sansón, Lupita, Golden, Vitto e Perla), mas espera-se que dentro de pouco tempo outros 60 cães se juntem a este programa.

O presidente Christian Vittori explicou que “o sentido de formar esta brigada é, por um lado, evitar o abandono de animais e promover a sua posse responsável e, por outro lado, recuperar a população de cães abandonado, treiná-los para que sejam úteis para a comunidade, através da formação que lhes permita actuar como verdadeiros guardiões."

Além disso, o município trabalha com inúmeros grupos de direitos dos animais para desenvolver políticas contra o abuso animal, adopção e posse de animais, entre outras iniciativas, além de procedimentos como vacinação, desparasitação e esterilização, através do Departamento de Zoonoses.

Veja o vídeo de apresentação do programa (em espanhol).

 

 

Fonte: biobiochile