Registo
Foto Cães orientam-se pelo campo magnético da Terra para defecar

Sabia que os cães alinham os seus corpos com o eixo da Terra quando fazem as necessidades? Pode pensar que o seu cão escolhe aleatoriamente onde faz as suas necessidades mas um estudo recente demonstra que as suas escolhas podem ser influenciadas por uma força muito maior.

A equipa de investigadores, liderada pelo zoologista alemão Hynek Burda da Universidade de Duisburg-Essen, publicou no jornal Frontiers in Zoology que os nossos companheiros de quatro patas preferem defecar ou marcar território enquanto apontam para norte ou sul. Isto simplesmente indica que eles conseguem detectar o campo magnético da terra.

“Os cães consegue detectar o campo magnético, algo que nós, humanos, só conseguimos fazer através de observatórios geomagnéticos”, diz Burda.

Resultados passados mostraram que outros animais (como vacas, veados, raposas) são sensíveis ao campo magnético, mas este é o primeiro estudo que mostra que os mamíferos são não só capazes de o sentir como exibir uma resposta comportamental às variações naturais do campo magnético.

Durante dois anos os investigadores analisaram a orientação corporal de 70 cães de raças diferentes, enquanto estes defecavam. Numa primeira fase parecia aleatório, mas assim que analisaram as variáveis como campo magnético, hora do dia, posição do sol, direcção do vento, o sexto sentido dos cães foi revelado!

“Os cães preferem um alinhamento no eixo magnético norte-sul, mas somente em condições em que o campo magnético está calmo.”, explica Burda.

Em outras palavras, em condições em que o campo magnético está estável, os cães defecam e urinam sempre virados ou para norte ou para sul. Estes resultados são evidências concretas de que os cães conseguem sentir o campo magnético mesmo para variação de campo muito subtis, dizem os cientistas.

“Estes resultados podem não surpreender os donos, mas serem só uma explicação para os poderes “sobrenaturais” dos seus cães.” finaliza Burda.

Estas novas descobertas ainda suscitaram mais dúvidas: Para que é que os cães utilizam esta capacidade e como é que eles são capazes de detectar o campo magnético? Mais estudos serão necessários.

Fonte: Universität Duisburg-Essen