Registo
Foto Cães no trabalho aumentam a produtividade alemã

Há cada vez mais profissionais alemães que se mostram favoráveis à presença de cães nos locais de trabalho pelos benefícios que apresentam.

Essa é a principal conclusão do primeiro estudo representativo sobre o tema, “Cães no trabalho”, realizado pelo site de opinião Statista, destacou em declarações à Agência Efe, o presidente da associação “Berlin Dogtrainer”, Markus Beyer.

Segundo este estudo, 53% dos empregadores não rejeitam explicitamente a presença de um animal doméstico no escritório, enquanto 28% deles consideram que os animais deveriam ser permitidos no local de trabalho.

Mais de um terço dos 1.004 entrevistados consideram que os chefes ganham pontos ao permitir a presença de cães no escritório. Já 40% dos profissionais estão convencidos de que ter o animal no local de trabalho reduz o stress e tem efeitos relaxantes.

Beyer explica que ter um cão no escritório, algo que já é permitido em diversas empresas alemãs, não tem apenas efeitos benéficos para o dono do cão, mas também para os restantes colegas de trabalho e contribui para gerar um clima de boa disposição.

“Quanto maior o stress contínuo, maior a possibilidade de contrair a Síndrome de Burnout. Um cão, neste caso, realmente pode ser uma grande ajuda”, garante o treinador profissional de cães sobre a Síndrome de Esgotamento Profissional (SDP), como também é conhecida.

Segundo Beyer, “as pessoas libertam oxitocinas – substâncias também como hormonas do amor – quando estão em contacto com um cão, e vice-versa”. Estudos científicos internacionais mostraram que um cão no trabalho contribui significativamente na redução dos níveis de stress entre os empregados ao favorecer a liberação de oxitocina, que reduz a excessiva produção de hormonas do stress, cortisol e insulina.

A Federação Protectora dos Animais Alemã também está convencida de que, em certas circunstâncias, um animal pode ser benéfico para um escritório. Para demonstrar os benefícios, a organização criou o “Dia do Colega Cão”, no qual as empresas participantes permitem que os seus funcionários levem os seus animais para o trabalho. Esta iniciativa é realizada anualmente.

Na edição deste ano, que aconteceu em 26 de Junho, mais de mil empresas de todos os sectores, desde escritórios de advocacia até livrarias, passando por concessionários de automóveis, agências de viagens e asilos, abriram as suas portas para que o melhor amigo do homem entrasse.

Em 8,9% dos lares alemães há pelo menos um cão, e em todo o país vivem 5,4 milhões de cães, segundo um estudo do Instituto de Investigação Sinus Sociovision Heidelberg, citado pela Associação Alemã de Estudos Caninos (VHD) no seu relatório de 2012.

Segundo um estudo feito pela Universidade de Gotinga em 2006 citado também no anuário do VHD, o convívio com os cães gera anualmente um volume de negócio de 5 biliões de euros, o equivalente a 0,22% do PIB do país.

Fonte: Yahoo Notícias