Registo
Foto Um jogo para acabar com os medos e as ansiedades dos cães

Para alguns cães o mundo pode ser um lugar assustador. Pessoas, bicicletas, skates, outros cães... há muitas variáveis que entram na equação. Quer o seu cão esteja com medo, preocupado ou apenas super excitado, há um jogo chamado “Ver o Mundo” que pode ser uma óptima ferramenta para ajudar o seu cão a lidar com estas emoções. 

Este jogo ensina os cães a olharem para os seus donos quando vêem algo ou alguém que lhes provoque sentimentos de medo ou ansiedade. Independentemente do estímulo, este é um jogo para qualquer cão que tenha reacções efusivas.

Recompensas deliciosas

Para jogar, principalmente no início, é importante que escolha recompensas que o seu cão adore. Por vezes os brinquedos não são suficientes para captar a atenção do cão, por isso, comece por utilizar recompensas pelas quais o seu cão é “obcecado” – bocadinhos de carne ou até biscoitos específicos para treino (Trainers) pode ser a melhor solução. Se usar recompensas de “baixo valor” (recompensas que não são tão desejadas pelo cão), então o seu cão poderá demorar mais tempo a aprender ou até nunca chegar a entrar no jogo.

O jogo

Leve o seu cão até um local calmo onde este veja ocasionalmente o "trigger" ou o elemento causador do seu comportamento medroso ou ansioso. Por exemplo, se ele tem medo ou ficar demasiado excitado ao pé de pessoas estranhas, leve-o até um parque de estacionamento com pouco movimento. O objectivo é que o seu cão veja ocasionalmente o trigger.

Permaneça dentro do carro ao lado do cão, estando este de trela ou dentro da sua transportadora. Fique calmo e ignore o cão até ele ver o trigger. Assim que ele vir uma pessoa, um skate, cão, etc, comece a dar-lhe biscoitos independentemente do que ele fizer. Mesmo que ele ladre ou rosne, o importante agora é associar o trigger a coisas positivas. Continue a dar-lhe recompensas o mais rápido possível até que o trigger desapareça. Quando desaparecer, guarde as recompensas e volte a ignorar o cão.

Exemplo em que o barulho da campainha (trigger) despoleta um comportamento medroso no cão.

Repita este jogo uma ou duas vezes por semana. Dentro de 2 a 4 semanas, deve ver uma mudança notória na postura do seu cão. Ao invés do cão reagir negativamente quando vê uma “ameaça”, ele ficará atento a si à espera que lhe dê uma recompensa. À medida que ele for capaz de ignorar os triggers, pode ter a certeza que ele já percebeu o jogo.

À medida que o seu cão vai entrando no jogo, desloque-se gradualmente para áreas mais movimentadas. Se tiver começado dentro do carro, pode sair e treinar fora do carro estando o cão de trela. Pode acontecer que vá para uma zona mais movimentada e o seu cão regrida. Não fique desmotivado, volte para o local onde estava a trabalhar e continue a preparar o cão para o próximo nível do jogo!

Este jogo permite reformular o aparecimento da “ameaça” na mente do cão. Em vez do cão prever medo, excitação ou necessidade de protecção quando a “ameaça” aparece, este ficará à espera que coisas boas aconteçam. Este treino é uma óptima ferramenta para fazer mudanças definitivas no comportamento do cão.

Fonte: Sara Reusche, treinadora e comportamentalista de cães.

Infograma: adaptado de Lili Chin.